- PUBLICIDADE GOOGLE-

Lolita Mello traz ao MAB a exposição O silêncio da música


A artista Lolita Ritzmann de Oliveira Mello será uma das atrações da 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abre ao público na próxima quinta-feira, dia 14 de outubro, às 19h, com a tradicional conversa com os artistas. A temporada contará ainda com as mostras TransformAção, de Belíria Boni, A pele que nos une, de Bernardete Merino, e Travessias de Naira Pennachi. As visitas podem ser feitas até 15 de novembro, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. O acesso às salas do MAB deve respeitar os cuidados sanitários adotados para o período de pandemia.

Continua após o anúncio

Na coleção de Lolita Mello, todas as peças foram modeladas à mão, usando diferentes tipos de argila, no caso queimadas duas vezes entre 850 e 1.230 graus. Algumas têm detalhes em esmalte cerâmico enquanto outras foram decoradas com engobes (argila colorida), diferentes tipos de ceras e desenhos.

Transformação

Continua após o anuncio

Usada no início como recipiente para conter sementes e água, a cerâmica passou a ser explorada nos mais diversos setores industriais, tecnológicos e artísticos. No entanto mantém os mesmos princípios de produtos feitos há mais de 10 mil anos, sendo considerada uma das mais antigas indústrias.

A argila passa por vários processos para no final se tornar um objeto duro e resistente. Ao construí-lo oco, ele se torna uma peça sonora, uma caixa acústica que pode ser explorada de diferentes formas. Ao pensar o projeto, a artista tenta, de certa forma, “conter” o som, a música, dentro de objetos de diferentes formatos, explorando a argila de forma artística, com criatividade e curiosidade.

Continua após o anúncio

Os instrumentos de cordas (violinos) são exclusivamente estéticos, não servindo como instrumentos musicais. Todos os outros produzem diferentes sons, dependendo da forma como são manuseados. Em ‘O silêncio da música’, mesmo não sendo tocado, o instrumento cria em nas mentes a idéia do som, conhecido ou desconhecido, real ou imaginário.

Lolita é natural de São Bento do Sul e atualmente trabalha e vive em Blumenau. Possui formação em Biologia pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Hamburg e Freiburg, na Alemanha. Participou de vários cursos e oficinas de cerâmica.

Serviço

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB – ano 2021

Data: quinta-feira, dia 14 de outubro

Horários:

19h: abertura

19h30: visita mediada às exposições e lançamento do livro a Lua de Abril e outros haicais, de Terezinha Manczak

20h: conversa com artistas convidados

Visitas: até 15 de novembro, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada franca

Atenção: os protocolos de prevenção à propagação do Coronavirus – Covid 19 deverão ser obedecidos, sendo necessário uso de máscara, álcool gel e distanciamento social

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 08/10/2021 17:30 – 7 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais