- PUBLICIDADE GOOGLE-

Semed promove ações em alusão ao Dia do Surdo comemorado no último domingo


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove nesta semana ações em alusão ao Dia do Surdo, comemorado no último domingo, dia 26. Como parte também dos movimentos do Setembro Azul, as Instituições de Ensino EBM Profª Zulma Souza da Silva e EBM Bilíngue Profº Oscar Unbehaun, pertencentes à Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau, estão desenvolvendo momentos pedagógicos a fim de ampliar o debate sobre a importância da Cultura Surda e do aprendizado de LIBRAS.
    
Entre as ações, a EBM Profª Zulma Souza da Silva fará rodas de conversas, entre os estudantes e a Coordenadora Curricular Itinerante Bilíngue de LIBRAS, professora Liliane Vieira. As temáticas serão sobre a Língua de Sinais, a Cultura Surda, mercado de trabalho e profissão das Pessoas Surdas. 
   
Já na EBM Bilíngue Profº Oscar Unbehaun estão ocorrendo movimentos pedagógicos em torno do assunto durante toda a semana. No dia 1º de Outubro terá uma palestra voltada aos estudantes ministrada pela Associação dos Surdos de Blumenau (Asblu). 
  
A secretária de Educação, Patrícia Lueders destaca que a Educação de Blumenau é referência no tema. “A EBM Bilíngue Professor Oscar Unbehaun, no ano de 2020, tornou-se a primeira Instituição de Ensino Bilíngue em LIBRAS, na Rede Pública Municipal de Blumenau em que preconiza-se momentos de interação, aprendizagem da Língua e da Cultura Surda aos estudantes ouvintes a fim de conseguir comunicar-se com os surdos”, completa.
     
Nesta data, o prefeito Mário Hildebrandt recorda o início da implementação da Educação Bilíngue na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau e reitera as ações para expandir essa política pública. “Inclusão faz parte do meu DNA, quem conhece minha história e trajetória sabe disso. Estamos dia a dia desenvolvendo importantes ações para fortalecer o alcance do aprendizado para fora dos muros da escola, como é o caso do Curso Básico de LIBRAS, que já está na terceira turma” reitera.
      
Setembro azul
   
Setembro é um mês especial para a comunidade surda, pois foi nesse mês que o primeiro passo para as conquistas das pessoas surdas foi dado no Brasil. Em 26 de setembro de 1857 foi fundado o Instituto Nacional de Educação de Surdos, e em homenagem a sua fundação, em 29 de outubro de 2008, pelo Decreto de lei nº 11.796, instituiu-se no país o Dia do Surdo. 
  
Das muitas conquistas já alcançadas pela comunidade surda, destaca-se a Lei N°. 14.191/2021, que reconhece a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como modalidade educacional. O idioma é reconhecido como segunda língua oficial em âmbito nacional para comunicação e expressão. Essas conquistas ampliam e aprofundam o debate pelos direitos e pela luta da inclusão de pessoas surdas na sociedade, bem como impacta na formação de professores.

Continua após o anúncio

postada em 28/09/2021 17:37 – 12 visualizações

Continua após o anuncio

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais