IMA divulga vencedores do 22º Prêmio Fritz Müller


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga os vencedores do 22º Prêmio Fritz Müller, premiação que visa a reconhecer e premiar as empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado. Confira abaixo a lista dos premiados desta edição:

Categoria: Agricultura Sustentável
Epagri
Projeto: Sistema de Produção Integrada de Tomate Tutorado (SISPIT)


Conservação de Insumos de Produção (Água)
Westrock
Projeto: O Poder do Manejo de Florestas Plantadas: Conservação de recursos hídricos e preservação de nascentes nas florestas WestRock


Conservação de Insumos de Produção (Energia)
General Motors
Projeto: Iniciativas Sustentáveis de Energia – Fábrica GM Joinville


Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre

Klabin
Projeto: Monitoramento da Vida Silvestre em Áreas de Alto Valor para a Conservação –AAVCs


Educação Ambiental

Klabin
Projeto: 20 anos de Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental


Gestão Ambiental
Florestal Gateados
Projeto: Um sistema de gestão a favor do Meio Ambiente


Gestão Socioambiental
BMW do Brasil
Projeto: Um destino nobre para excedentes de produção


Projetos de Pesquisa
Embrapa Suínos e Aves
Projeto: SGAS – Software de Gestão Ambiental da Suinocultura


Reciclagem
BMW do Brasil
Projeto: Ciclo Fechado para o Selante de PVC


Recuperação de Áreas Degradadas

Apremavi
Projeto: Projeto Restaura Alto Vale


Resíduos Sólidos
Schulz Compressores
Projeto: Aterro Zero


Tratamento de Efluentes
Itapoá Terminais Portuários
Projeto: Gestão de água não potável – inovação e tecnologia no tratamento de efluentes


Turismo Ecológico e Sustentável
Prefeitura de Camboriú
Projeto: Roteiro de Ecoturismo Camboriú


Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza

A premiação também reverencia uma personalidade que seja destaque na atuação ambiental em Santa Catarina. O nome do prêmio é uma homenagem ao cientista Raulino Reitz, fundador da extinta FATMA e uma referência na preservação da natureza catarinense.

A personalidade escolhida para receber o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza nesta edição foi o professor Arlindo Philippi Júnior, titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Arlindo Philippi Jr. é engenheiro civil (UFSC), sanitarista e de Segurança do Trabalho (USP); mestre em Saúde Ambiental e doutor em Saúde Pública (USP). Pós-doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (MIT- EUA). Livre-Docente em Política e Gestão Ambiental (USP). Foi membro Titular do Conselho Técnico Científico do Ensino Superior na Capes, membro Titular do Conselho Superior, coordenador da Área Interdisciplinar e da Área de Ciências Ambientais, bem como, diretor de Avaliação.

Também foi finalista do Prêmio Jabuti em seis edições, sendo agraciado com três prêmios, com obras publicadas pela Editora Manole; exerceu funções de direção na Cetesb, no Ibama e na Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo. Atuou na Coordenação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia e foi membro do Conselho do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

É professor titular do Departamento de Saúde Ambiental, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública, pró-reitor e adjunto de Pós-Graduação e prefeito da USP (Campus Capital). É Membro do Conselho de Orientação do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP (INCLINE) e atua na coordenação do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Premiação

A solenidade de entrega da premiação está prevista para o dia 3 de dezembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Devido à pandemia, o evento de premiação cumprirá rigorosamente as regras sanitárias, respeitando o distanciamento social com capacidade de número de pessoas limitada, uso obrigatório de máscara, e também ocorrerá em formato híbrido, com transmissão on-line para os convidados.

Sobre o Prêmio Fritz Müller

Concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Prêmio Fritz Müller é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina. O nome do Prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza.

O Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado.

A 22ª edição do Prêmio Fritz Müller é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do IMA, e conta com o apoio da FIESC.

Informações adicionais à imprensa:
Carolina Carvalho 
Assessoria de Imprensa IMA
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3665-4177 / (48) 99105-1272
Site: www.ima.sc.gov.br  

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook