Campanha Nacional de Multivacinação vai atualizar cadernetas de crianças e adolescentes em Blumenau


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) inicia nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde (MS). A ação que acontece até o dia 29 de outubro, tem por objetivo atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.  O dia “D”, de mobilização nacional, ocorrerá no sábado, dia 16, quando as unidades com sala de vacina ativa estarão abertas – confira a lista em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina.

A aplicação será feita nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina ativa e também nos sete Ambulatórios Gerais (AGs), por livre demanda, sem a necessidade de agendamento, com exceção do AG Fortaleza, que por uma questão sanitária, aplicará apenas a vacina de reforço contra Covid-19. A recomendação é para que pessoas que receberam a dose contra a Covid-19, respeitem um intervalo superior a 14 dias entre vacinas. 

A estimativa do MS é vacinar crianças e adolescentes que estejam com vacinas atrasadas. É importante estar sempre atento à caderneta de vacinação, e estar com ela em mãos quando procurar a unidade de saúde. O objetivo da Campanha é atingir a meta de cada uma das vacinas que varia entre 90% a 95% de cobertura vacinal.

A intenção do MS é oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas vacinais; diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis; contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

Vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde
Entre as vacinas ofertadas pelo MS durante a Campanha Nacional de Multivacinação estão Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB) , Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana (DTP), dT (difteria e tétano), Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Meningocócica C e HPV.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 28/09/2021 17:33 – 8 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook