- PUBLICIDADE GOOGLE-

SC Transplantes registra recuperação em número de doações de órgãos


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Paulo Gothe/Arquivo/SES

Continua após o anúncio

Santa Catarina vem registrando recuperação expressiva no número de doações de órgãos e tecidos, após um período de queda ocasionada pela pandemia. Os números atualizados nesta segunda-feira, 27, data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, mostram que a SC Transplantes voltou a apresentar desempenho semelhante ao período pré-pandemia.

Nós últimos dois meses, foram registradas até aqui 55 doações, sendo 26 em agosto e 30 em setembro. Se comparado com o mesmo período do ano passado, a SC Transplantes registrou 23 doações de órgãos em agosto e 19 no mês de setembro. No total, já foram registradas 193 doações em 2021.

Continua após o anuncio

“Retomamos nos últimos meses algumas atividades presenciais fundamentais, como os cursos para notificação de noticias críticas, mortes encefálicas e contatos com hospitais doadores. Esses números de agosto e setembro são muito positivos, ao avaliarmos o quadro registrado nos momentos mais críticos da pandemia”, destacou Joel de Andrade, coordenador da SC Transplantes, órgão vinculado à Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da Secretaria de Estado da Saúde.

As doações de agosto e setembro resultaram em 48 rins disponibilizados para transplantes somente este mês, entre outros enxertos,como fígado e pâncreas. “É uma tendência que pode nos trazer de volta aos melhores resultados nacionais em doadores por milhão de habitantes. Nos últimos 16 anos, lideramos o ranking nacional de doadores em doze deles, e nos outros quatro ficamos como vice-líderes”, afirmou Joel. “Temos que agradecer muito aos coordenadores de transplante de Santa Catarina e generosidade das famílias doadoras, os protagonistas destes atos generosos que salvam muitas vidas”.

Continua após o anúncio

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820
E-mail: [email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais