- PUBLICIDADE GOOGLE-

Paulinha defende imediata interrupção da 17ª rodada de leilões de petróleo


A dez dias de 7 de outubro, data agendada para a 17ª rodada de leilões para a concessão de áreas de petróleo e gás no litoral de Santa Catarina, a deputada Paulinha informa que quatro audiências públicas acontecem esta semana nos municípios de Garopaba, Bombinhas, Araranguá e Itajaí. Todos os eventos organizados pelas câmaras de vereadores para debater os impactos socioambientais do leilão de exploração de petróleo no Estado. 

Continua após o anúncio

A rodada de discussões inicia nesta segunda-feira (27), às 19h, em Garopaba. Dia 29, quarta, às 19h, em Araranguá. Na quinta, dia 30, às 14h, em Bombinhas. E se encerra na sexta, dia 1º, em Itajaí, às 14h.

Paulinha defende a imediata interrupção da 17ª rodada de leilões para a concessão de áreas de petróleo e gás em Santa Catarina. Ela alerta que não há estudos preliminares a respeito do assunto.

Continua após o anuncio

Ainda, destaca que o movimento #MarSemPetróleo ganha engajamento de peso como os 81 vereadores, que aderiram ao processo judicial movido pelo Instituto Arayara solicitando a suspensão do Leilão da ANP no dia 7 de outubro.

A parlamentar foi taxativa ao afirmar que é importante a mobilização de todos para salvar o litoral catarinense até esta data, dia 7 de outubro.

Continua após o anúncio

“Recentemente os organismos da pesca artesanal e industrial se aprofundaram nesses estudos e a gente apurou que estamos de fato com o risco de perder a economia pesqueira, são mais de 300 mil pescadores. A atividade exploratória de petróleo traz danos irreversíveis. Pedimos a interrupção do leilão até que estudos sejam feitos, mais de 1,5 milhão de catarinenses estão dizendo que querem a interrupção do leilão”, garantiu Paulinha que abraçou essa pauta preocupada com o futuro do setor da pesca e do turismo catarinense.

Vinte e nove municípios do litoral catarinense correm o risco direto de sofrerem impactos ambientais ocasionados pela atividade petrolífera em Santa Catarina. Vale destacar que Santa Catarina tem o maior polo pesqueiro do país, com 337 localidades onde ocorre a pesca artesanal. “ Santa Catarina possui mais de 130 espécies de peixes comercializados. A pesca da tainha corre o risco de acabar”, disse a parlamentar.

Sem falar dos danos ambientais, alerta. “ Corremos o risco de lidarmos com vazamentos de petróleo, como o ocorrido no litoral do Nordeste, em agosto de 2019, que causou um enorme prejuízo econômico (turismo e pesca), na saúde e para a biodiversidade”.

Em 5 de agosto, Paulinha coordenou a audiência pública, que discutiu “Os impactos econômicos e socioambientais da exploração de petróleo no litoral catarinense”. Entre os encaminhamentos está o abaixo assinado virtual #MarSemPetróleo que está ganhando engajamento nas redes sociais. 
Para votar e se engajar, basta acessar o link http://chng.it/mvbMdsnt.

Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
(48) 991047676

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais