- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau é destaque em publicação alemã


A cidade de Blumenau foi destaque em reportagem referente ao projeto dos 200 anos de Fritz Müller, publicada no informativo do Centro Econômico e Científico Brasil-Alemanha. O prefeito Mário Hildebrandt concedeu entrevista especial, visto que março de 2022 marcará os 200 anos de nascimento do naturalista alemão. Sob o título “o cientista mais importante do Brasil no século 19”, a reportagem buscou desvendar qual é a importância do homenageado para a cidade e antecipar os preparativos que vão marcar o bicentenário do naturalista.

Continua após o anúncio

O prefeito destacou que Fritz Müller foi um imigrante que teve participação importante na consolidação da Colônia Blumenau, lançando as bases para o que se tornou um dos mais promissores municípios brasileiros. “Veio para Blumenau dois anos após a primeira leva de imigrantes e foi uma figura incentivadora e dinâmica em instituições culturais e econômicas, como integrante de associações de teatro, canto, jornais e como palestrante e pesquisador para introdução de espécies forrageiras e para consumo humano”, explicou na reportagem. “Ele pode ser considerado o cientista mais importante do Brasil do século 19 e um dos maiores expoentes da consolidação da Teoria Evolucionista de Darwin. Sua contribuição é reconhecida mundialmente, portanto os reflexos das comemorações colocarão Blumenau em evidência em diversos países”.

Hildebrandt informou que estão em andamento as primeiras atividades em homenagem ao cientista, incluindo uma exposição ao ar livre com fotografias históricas no centro da cidade. “A prefeitura, através das secretarias e em conjunto com a Câmara de Vereadores, vem se articulando para desenvolver atividades, eventos, exposições e lançamento de livros que demonstrem a fabulosa trajetória do Dr. Müller”, revelou.

Continua após o anuncio

Diplomacia

Blumenau vai aproveitar a celebração do jubileu de 200 anos para ampliar os canais de comunicação com o mundo científico, envolver as universidades brasileiras, alemãs e inglesas no sentido de proporcionar maior intercâmbio científico e cultural entre os povos. “Motivamos instituições diplomáticas e consulados honorários a participar, fortalecendo assim nossa rede de relações internacionais”, comentou o prefeito. “Temos uma série de outras atividades em planejamento que serão confirmadas ao longo dos próximos meses. Desta forma pretendemos dar destaque e máxima divulgação ao jubileu”.

Continua após o anúncio

Fritz Müller é conhecido internacionalmente, sobretudo pela extensa correspondência com Charles Darwin e com outros 100 cientistas de toda a Europa. Seus estudos foram importantes para a comprovação da teoria evolucionista de Charles Darwin, pois demonstrou com estudos de uma espécie de crustáceo o que até então era teoria. Esse trabalho foi reconhecido por Darwin que fez questão de traduzir seu livro para o inglês, assumindo sua tradução e impressão.

Entre os eventos comemorativos e culturais, Blumenau prepara para o bicentenário uma obra contendo na íntegra a tradução das cartas trocadas por 17 anos entre os dois cientistas, todo o acervo, com muitas cartas inéditas. Este trabalho provém de uma parceria com a Universidade de Cambridge na Inglaterra, detentora do acervo. Além das cartas publicadas, os nomes científicos das espécies nativas da flora e fauna catarinense estudadas pelos dois cientistas, serão ricamente ilustradas. “A programação alusiva ao bicentenário vem sendo realizada pela prefeitura com apoio da Secretaria de Cultura entre outros setores do município”, concluiu o secretário de Cultura, Rodrigo Ramos.

Saiba mais

Programação dos 200 anos de Fritz Müller

– Concurso para estampar a capa da agenda escolar de ano de 2021 (Secretaria de

educação)

– Concurso de redação com os alunos da rede municipal de ensino (Secretaria de

Educação)

– Restauro do Museu Fritz Müller (Secretaria do Meio Ambiente e Instituto Soto)

– Criação de grupo de trabalho na Câmara de Vereadores

– Criação de grupo de trabalho com entidades e grupos organizados da comunidade de Blumenau para apoiar as atividades que irão desenvolver (Secretaria de Cultura)

– Traduções e publicações sobre a vida e a obra de Fritz Muller

– Proposição aos Correios de edição de um selo comemorativo

– Edição especial da Revista Blumenau em Cadernos alusiva ao jubileu (Secretaria

de Cultura)

Veja a reportagem: https://wwz-bd.com/

Leia a matéria em Língua Portuguesa:

https://wwz-bd.com/images/downloads/Entrevista_com_Mario_Hildebrandt_PT.pdf

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 27/09/2021 16:18 – 2 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais