Balneário Camboriú fará parte de Roteiro de Observação de Aves


Balneário Camboriú vai integrar um Roteiro de Observação de Aves da região turística Costa Verde & Mar. Atividade de ecoturismo, o roteiro será lançado até dezembro.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município contatou empresas com potencial para a observação de aves e está ajudando a avaliar como esse serviço pode ser oferecido. O objetivo é diversificar os produtos turísticos para alcançar novos mercados com visitantes interessados no contato com a natureza. Farão parte do roteiro meios de hospedagem, equipamentos turísticos e guias de turismo. No município, a região das Praias Agrestes apresenta características ideais para essa atividade.

Iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar), o roteiro de observação de aves incluirá também Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Visitas técnicas são feitas em empreendimentos interessados em atuar nesse segmento turístico. Neste ano, estabelecimentos e prestadores de serviço com infraestrutura para atender observadores de aves começaram a receber treinamento.

De setembro a dezembro de 2021, estão previstos três eventos focados na vivência da observação de pássaros, estratégias, formas de receber o observador, troca de informações, entre outros temas relevantes para a formação de prestadores de serviços e empreendedores. Também serão ofertadas oficinas com atividades lúdicas para que o empreendedor possa diversificar e diferenciar seu produto para o ecoturista.

De acordo com a Costa Verde & Mar, a observação de aves ganha adeptos a cada ano, reunindo especialistas ou leigos. Com rios, mar e ampla área de mata, a Costa Verde & Mar tem espécies variadas de pássaros e é considerada uma das regiões mais propícias para a prática. Por ser referência, foi a primeira a propor um evento de observação de aves de forma virtual em razão da pandemia de Covid-19. Em 2020, ocorreram oito edições com mais de 500 participantes de todo o Brasil e países da Europa, que fizeram a observação sem sair de casa e com orientação de especialistas em sala virtual.

A Costa Verde & Mar também possui um Guia de Identificação de Aves para cada cidade da região, disponível de forma gratuita pelo site www.ecoturismocostaverdemar.com.br.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7067

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
(47) 3267-7022
Fotos: Luiz Antônio Patrício/Divulgação

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook