- PUBLICIDADE GOOGLE-

Professores da Rede Municipal de Ensino conhecem Programa de Educação Ambiental da Emasa


A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), já iniciou os preparativos para retomar as atividades nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com a participação do mascote JACAMASA no próximo ano. E nesta quarta-feira (22), 27 professores da educação infantil, um representante de cada Núcleo, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança e conheceram como é a dinâmica do PEA com os alunos.

Continua após o anúncio

Guiados pelos operadores da ETE e engenheiros Ambiental Sanitarista, Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta – responsáveis pelo Programa – e da fiscal de Saúde Pública, engenheira Química, Tânia Pedrelli, os professores conheceram um pouco da história do Saneamento Básico, a importância e o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário em Balneário Camboriú, podendo conferir todas as etapas.

“O objetivo do PEA é a conscientização das pessoas sobre a educação ambiental, e o papel de cada indivíduo na conservação do meio ambiente para termos praias e rios limpos e para isso, mostrar a importância do tratamento de esgoto no Município é bem importante. E antes de iniciarmos as atividades nas escolas, é fundamental ter a participação e entendimento dos professores, que serão indispensáveis nesse processo”, ressaltou Hilário.

Continua após o anuncio

Quem também fez questão de se apresentar aos professores, foi o mascote Jacamasa. O jacaré mais querido de BC entregou uma ecobg com uma caneca personalizada e a cartilha do Programa. As atividades do PEA nas escolas tiveram uma pausa em 2020 e 2021 devido a pandemia da Covid-19 e a previsão é retomar as visitas com palestras em 2022, iniciando pelos Núcleos de Educação Infantil.

Sobre o PEA – JACAMASA

Continua após o anúncio

O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) é desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação.

Por desenvolver atividades que utilizam os recursos hídricos, a Emasa busca garantir a conservação da qualidade da água disponível no Rio Camboriú – que abastece as cidades de Balneário Camboriú e Camboriú. Sua responsabilidade é fornecer água tratada, coletar e tratar esgotos sanitários, promovendo saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, contribuindo com a vida da população e do meio ambiente. Mas para isso, é necessário o envolvimento de toda a sociedade, junto com os órgãos públicos.

O objetivo do PEA é capacitar professores, alunos, colaboradores e a população do Município, a respeito de práticas sustentáveis e da importância e funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário: conscientizá-los sobre a importância do tratamento de esgoto; das práticas para a conservação da rede pública; a correta utilização do sistema domiciliar de coleta de esgoto; e o papel dos diferentes atores sociais na conservação da qualidade dos recursos naturais.


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Renata Furlanetto

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais