- PUBLICIDADE GOOGLE-

Podcast aborda os cuidados com a saúde mental das crianças e adolescentes no retorno às aulas presenciais


A saúde mental da criança e do adolescente com o retorno escolar em tempos de pandemia é o tema do terceiro podcast da Secretaria da Saúde. O assunto é alusivo à prevenção contra o suicídio, temática abordada durante o Setembro Amarelo.

Continua após o anúncio

Dois profissionais foram convidados para falar sobre os efeitos da falta de rotina escolar na saúde das crianças e do papel dos pais e professores diante do desafio da volta ao convívio escolar. Valdirene Simão, que é doutora em Educação Infantil e técnica pedagógica da Secretaria de Educação de Joinville, e o psicólogo Jadir Fagundes Machado, mestre em educação e professor de ensino superior.

Um levantamento recente realizado pela Universidade de Calgary, no Canadá, com 80 mil crianças de todo o mundo, constatou que os efeitos da Covid-19 na saúde psicológica apresentou aumento no número de casos de ansiedade e depressão superior a 100%.

Continua após o anuncio

Valdirene Simão avalia que o isolamento social afetou a saúde mental de forma generalizada. “Agora, é necessário restabelecer vínculos de amizade para retomar a socialização, o querer estar na escola depois de um período de convívio mais extenso com a família”, esclarece.

Existem sinais que não podem passar despercebidos pela família. “Isolamento, mudanças frequentes de humor, medo extremo, dificuldade em se concentrar, auto agressões, são indícios de alterações na saúde mental que podem ser reflexos desse período de pandemia”, ensina Valdirene.

Continua após o anúncio

Para o psicólogo Jadir Machado, os resultados são reflexo da falta de rotina escolar. Segundo o profissional, crianças e adolescentes estão num momento psíquico de preparo para a vida.

“A pandemia mostrou que é preciso dar mais atenção à saúde mental da criança. O papel da família é fundamental nesse processo, seja incentivando ou monitorando pequenos sinais”, explica Jadir.

Os profissionais são unânimes ao afirmar que o processo envolve todos. Alunos, pais e professores têm o desafio de retomar gradativamente.

“Nesse retorno, três palavras-chave que vão fazer a diferença: acolhimento, escuta e comunicação”, completa Valdirene.

Ouvir o terceiro episódio é gratuito na plataforma de streaming SoundCloud (https://bit.ly/PrefJoiSoundCloud). Neste mesmo endereço, estão os demais episódios que já foram ao ar. Na semana que vem, o tema é nutrição mental.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais