- PUBLICIDADE GOOGLE-

Trilha guiada no Parque Caieira leva participantes a se conectarem com a natureza


Para marcar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) da Prefeitura de Joinville, começou nesta segunda-feira (20/9) uma trilha guiada chamada “Mergulho na Mata”, no Parque Natural Municipal da Caieira (rua Waldemiro Rosa, 1636, no Adhemar Garcia).

Continua após o anúncio

Os participantes entram na trilha principal da mata e recebem informações técnicas sobre o parque, as árvores, os animais, conhecem espécies nativas da restinga e algumas ameaçadas de extinção. A ideia é contemplar, usar os cinco sentidos, fechar os olhos e escutar os sons da mata, encostar nas árvores, sentir aromas característicos.

“A proposta é trazer uma capacitação de forma lúdica e intuitiva fazendo com que as pessoas se conectem e sintam estar na presença de um ambiente natural, se desconectem da cidade, dos problemas, do estresse do dia a dia”, explica a engenheira florestal da Sama, Flávia Louíza Colla.

Continua após o anuncio

Nesta primeira edição da iniciativa piloto participaram pessoas que se inscreveram previamente pelo site da prefeitura.

“É uma experiência única sentir esse ar puro, a textura das árvores nas mãos. Tinha vindo aqui há muito tempo e não lembrava o quanto é lindo, adoro essa conexão com a natureza”, comenta a agente administrativo Rosângela Raimundo.

Continua após o anúncio

Um dos pontos altos do passeio é quando o grupo chega até uma figueira centenária no final da trilha.

“Essa figueira caiu, mas soltou raízes ao longo do tronco, estabeleceu novas raízes e ainda está viva formando uma mini-floresta, com galhos se portando como árvores e indo em busca do sol. É uma cena deslumbrante”, ensina a engenheira florestal.

A experiência em Joinville foi inspirada em uma prática muito comum no Japão chamada de banho de floresta.

O Dia da Árvore contará também com ações do Programa Adote Uma Árvore. Na terça-feira (21/9), mudas de espécies nativas serão distribuídas no pátio do Centro de Atendimento ao Cidadão (rua Dr. João Colin, 2719, bairro Santo Antônio), das 9h ao meio-dia. No dia 25 de setembro, a doação de mudas será no Parque Natural Municipal da Caieira, no mesmo horário. A atividade guiada no Caieira continua nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais