Secult recebe mais de 850 projetos para a Lei Aldir Blanc


A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult) registrou 856 inscrições nos editais de fomento à cultura da Lei Aldir Blanc. O prazo para participar do prêmio terminou na sexta-feira (17). O número é cerca de quatro vezes maior que o registrado na primeira edição do edital, em 2020, quando foram 205 inscritos no processo. Neste ano o edital com maior número de interessados foi Ações Culturais, com 343 inscrições, em seguida Trajetória Artístico Cultural, com 232, Compra de Espetáculos para o Natal, 153, e Festivais e Eventos, 128.

O próximo passo é a publicação, até o final da semana, de uma ata no Diário Oficial do Município com o registro dos projetos habilitados, ou seja, das propostas que entregaram toda a documentação e estão aptas a serem analisadas. A seguir, os projetos serão analisados por uma comissão formada pelos servidores da Secult. A divulgação dos contemplados está prevista para o dia 8 de outubro e as assinaturas de contratos e pagamentos deverão ser feitos a partir do dia 13 do mesmo mês.

De acordo com o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth, o número de inscrições é motivo de celebração. “Estamos muito contentes com esse resultado, e, mais, com a perspectiva de uma final de ano regado a atividades artísticas e culturais na cidade”, comemora.

O gestor pontua ainda que a intenção da secretaria era conseguir distribuir cada centavo da verba destinada aos editais. “Vamos movimentar economicamente setores que sofreram bastante por causa da pandemia, como o das artes e dos eventos, e assim, impulsionar a retomada das atividades, respeitando todos os regramentos sanitários de prevenção a Covid-19”, afirma.

A premiação vai distribuir 3 milhões de reais a cerca de 170 projetos, os valores variam de R$ 5 mil a R$ 75 mil. A verba é remanescente do edital promovido em 2020. Joinville recebeu cerca de 3 milhões e 500 mil reais da Lei Aldir Blanc para contemplar produtores e artistas do município. Ano passado, foram atendidas cerca de 140 propostas, entre apresentações artísticas e manutenção de espaços culturais. Ainda assim, a prefeitura registrou um excedente desta verba que agora estão empregados nesses quatro editais. O andamento do processo pode ser acompanhado no site da prefeitura (bit.ly/LeiAldirBlanc2021).

Comente com o Facebook