- PUBLICIDADE GOOGLE-

IMA lança edital para formação do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina lançou um edital para formar o Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Ele é voltado a todas as instituições públicas e privadas municipais, estaduais, federais, e a sociedade civil organizada, que atuam na região do parque para participarem do processo de criação do Conselho. As inscrições vão até 4 de outubro. 

O conselho tem por finalidade contribuir para a efetiva implantação da gestão participativa no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e o cumprimento dos objetivos dessa unidade de conservação. Assim, terá papel fundamental no apoio à efetiva conservação da biodiversidade; discutir, propor e divulgar as ações do parque, promovendo ampla discussão sobre seus objetivos ambientais e sociais; demandar e propor aos órgãos competentes, instituições de pesquisa e de desenvolvimento socioambiental, ações de conservação, pesquisa, educação ambiental, proteção, controle, monitoramento e manejo que promovam a conservação dos recursos naturais da unidade entre outras atribuições.

Continua após o anuncio

:: O edital pode ser acessado na íntegra neste link

Sobre o Parque

Continua após o anúncio

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975 com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

Ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.

Possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representadas no Parque. Por essa razão, ele abriga uma biodiversidade ainda maior do que seus 84.130 hectares poderiam sugerir.

O Parque tem sua sede em Palhoça, na Baixada do Maciambu. O local conta com um centro de visitantes e trilhas educativas, onde o público pode ter contato com espécies nativas.

Horário de visitação

  • Quarta-feira a domingo, das 9h às 16h. Entrada gratuita
  • Contato: [email protected]
  • Endereço: Rodovia BR 101, Km 238 tem um viaduto próximo ao Posto Maciambú. Tem que cruzar em direção ao litoral e andar uns 500 metros, vai encontrar o portão de entrada. Segue pela estradinha interna até o estacionamento.

    Informações adicionais à imprensa:
    Carolina Carvalho 
    Assessoria de Imprensa IMA
    Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
    E-mail: [email protected]
    Fone: (48) 3665-4177 / (48) 99105-1272
    Site: www.ima.sc.gov.br  

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais