- PUBLICIDADE GOOGLE-

Primavera dos Museus inicia nesta segunda-feira (20), com diversas atividades em Joinville


Começa nesta segunda-feira (20) a 15ª edição da Primavera dos Museus. Neste ano, os espaços de memória e cultura do município participam da iniciativa promovendo ações educativas artísticas nos jardins e porão do Museu de Arte de Joinville (MAJ), a volta do percurso cultural Fritz Alt, um colóquio para debater a questão da segurança nos museus, além do lançamento de programetes sobre a história e o patrimônio da cidade e vídeos educativos.

Continua após o anúncio

De acordo com a gerente de Patrimônios e Museus da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Roberta Meyer, a programação é fruto dos trabalhos que vêm sendo construídos ao longo deste ano.

“Com a pandemia, nossas unidades interromperam o atendimento ao público, mas os trabalhos internos continuaram. Foi nesse momento que tivemos oportunidade de revisitar acervos, organizar as coleções, e agora estamos no processo de readequar os espaços que ainda não abriram para a volta do público”, explica Roberta.

Continua após o anuncio

Exposição temporária no MAJ

O MAJ realiza na terça e quarta-feira (21 e 22/09) a limpeza e higienização das obras do jardim do museu. A ação terá caráter educativo, será voltada para o público e é uma parceria com o Centro de Preservação de Bens Culturais (CBPC) da Secult. O MAJ possui em seu entorno mais de 10 esculturas que fazem parte do acervo do museu, entre elas obras de Helena Montenegro e Mario Avancini. A ação acontecerá das 8h às 14h e está sujeita a cancelamento caso chova.

De terça-feira (21) até domingo (26), o visitante poderá conferir a exposição temporária “Baú de Memórias”, no porão do MAJ, que celebra os 45 anos do museu. No local, será possível conhecer um pouco da história da casa construída por Ottokar Doerffel, sede do museu, do processo de implantação do espaço e algumas das obras mais importantes do MAJ.

Continua após o anúncio

O público será convidado também a interagir com o acervo da Biblioteca Harry Laus, especializada em arte, museologia e patrimônio. Serão oferecidos durante a exposição poesias e textos selecionados pela equipe, além da distribuição de catálogos e livros relacionados a exposições e história do espaço. O atendimento no local será das 10h às 16h e a entrada é gratuita.

Colóquio on-line do Museu de Sambaqui

O Museu Nacional de Sambaqui promove na terça-feira (21) um colóquio on-line com o tema “Museus: perdas e recomeços – o fogo e a água”. A iniciativa receberá como palestrantes a arqueóloga e bioantropóloga do Museu Nacional do Rio e Janeiro (MNRJ) Cláudia Rodrigues Carvalho, o historiador e educador do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), Gerson Machado e contará com a mediação da historiadora e coordenadora do museu, Adriana dos Santos.

Em debate os problemas estruturais com os quais os espaços precisam lidar, o fogo, no caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que foi consumido pelas chamas em 2018, e a água, que o Museu de Sambaqui enfrenta com as enchentes no centro da cidade. O evento virtual inicia às 19h, no canal do YouTube do Conselho Municipal de Política Cultural e é aberto para toda a comunidade.

Atividade guiada pelas obras de Fritz Alt

O Museu Casa Fritz Alt promove no sábado (25), às 10h, o retorno do Percurso Cultural. A proposta, que era realizada até antes da pandemia, leva o público a um passeio pelo centro da cidade, visitando cinco pontos em que estão expostas obras de Fritz Alt. O roteiro inicia no Busto de Dona Francisca, localizado na Rua das Palmeiras, e passa em frente ao prédio da Biblioteca Municipal Rolf Colin, ao Palacete Schlemm, da Sociedade Harmonia Lyra e finaliza na primeira obra pública do artista, o Monumento ao Imigrante da Praça da Bandeira.

A mediação do percurso é feita pela equipe do museu e a atividade é gratuita. Para participar não é necessário agendamento prévio. O ponto de encontro será na Rua das Palmeiras, em frente ao Museu Nacional de Imigração e Colonização, às 9h45. A atividade tem duração prevista de 1h30.

História de Joinville

Ainda na programação da Primavera dos Museus, estão previstos programetes sobre a história da cidade que vão ao ar na Rádio Educativa Joinville Cultural. Os primeiros episódios falam sobre as principais ruas de Joinville, como as vias foram mudando de nome ao longo do tempo e o contexto em que isso aconteceu.

Um dos programetes aborda a atual Avenida Procópio Gomes, que já foi também denominada de rua do Mercado e Avenida Abdon Batista. Os próximos episódios vão tratar sobre os monumentos da cidade. Os programetes têm cerca de dois minutos e vão rodar a partir desta segunda-feira (20) ao longo de toda a programação da rádio. A produção dos episódios é uma parceria entre os servidores da Unidade de Patrimônio, museus da Secult e a emissora.

Segundo o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth, a temática de recomeços proposta pela Primavera dos Museus casa com o movimento que está sendo feito pela gestão no município.

“Estamos, desde o início do ano, nos reestruturando para poder abrir novamente os espaços ao público. No primeiro semestre, voltaram ao atendimento presencial, com todo regramento sanitário, o Arquivo Histórico, o Memorial da Bicicleta e o Cemitério dos Imigrantes. Seguimos trabalhando para avançar a abertura das unidades com toda a segurança”, pontua Gassenferth.

O Memorial da Bicicleta e o Cemitério dos Imigrantes atendem o público de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. Todos os regramentos sanitários são respeitados, como uso de máscaras, distanciamento social e disponibilização de álcool gel.

Programação Primavera dos Museus 2021

MAJ – Museu de Arte de Joinville

O que: Limpeza e higienização das esculturas
Local: Jardim do MAJ
Data: 21 e 22 de setembro
Horário: 8h às 14h
Ação gratuita e aberta à comunidade

O que: Exposição Baú de Memórias
Local: Porão do MAJ
Data: 21 a 26 de setembro
Horário: 10h às 16h
Ação gratuita e aberta à comunidade

MASJ – Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville

O que: Colóquio patrimonial – “Museus: perdas e recomeços – o fogo e a água”
Local: YouTube do CMPC (youtube.com/cmpcjoinville)
Data: 21 de setembro
Horário: 19h
Ação gratuita e aberta à comunidade

Museu Casa Fritz Alt

O que: Percurso Cultural Fritz Alt
Local: Centro da cidade (inicia em frente à Rua das Palmeiras)
Data: 25 de setembro
Horário: 10h
Ação gratuita e aberta à comunidade

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais