- PUBLICIDADE GOOGLE-

Luciane aprova lei para ensino da história das mulheres nas escolas


A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (14) mais um projeto de lei para ampliar a legislação em prol da equidade de gênero. De autoria da deputada Luciane Carminatti (PT) e co-autoria da Bancada Feminina, o PL 86/2019 inclui a “História das Mulheres do Campo e Cidade em Santa Catarina” como conteúdo transversal no currículo das escolas públicas e privadas do estado.

Continua após o anúncio

O  objetivo é promover o conhecimento sobre a existência e a trajetória  de  mulheres catarinenses notáveis à construção do estado e aos avanços da sua sociedade nas mais diversas áreas.

“Percebemos que pouco se falava nas nossas escolas sobre o protagonismo, a vida dessas mulheres em suas dimensões pessoal e coletiva, sobre a inserção delas nos espaços
de decisão. São mulheres que se mostraram sujeitas da história, com coragem, contribuindo para políticas públicas, que elevam a história de Santa Catarina, mas ainda são invisibilizadas ou subestimadas em nossa Educação atual”, defende Luciane. 

Continua após o anuncio

De acordo com a matéria aprovada, o conteúdo deverá apresentar a trajetória pessoal e profissional dessas mulheres com atuação em diversos segmentos, incluindo todas  as etnias presentes no estado, com o cuidado especial de salientar as conquistas das mulheres negras, quilombolas e indígenas.

A lei aprovada prevê ainda que esse conteúdo seja formulado considerando as especificidades dos educandos e de sua faixa etária, além de facultar a criação de parcerias e convênios com instituições de ensino e ONGs para sua execução.

Continua após o anúncio

As escolas terão um ano para se adaptarem à nova legislação, a contar da data de publicação da lei no Diário Oficial do Estado.

Após debate, a matéria foi aprovada por 20 votos a 5. A expectativa é pela sanção do governador
Moisés. Em março deste ano, a Alesc aprovou a proposta que institui o Programa Maria da Penha vai à Escola, de autoria dos deputados Rodrigo Minotto (PDT) e Luciane Carminatti (PT), mas o projeto foi vetado pela então governadora, Daniela Reinehr.

“É uma grande conquista. Nós terminamos o Agosto Lilás, dedicado ao combate à violência contra
a mulher, mas a luta é constante. Combater a violência de gênero também é dar visibilidade às mulheres e destacar seus protagonismos. Hoje estamos dando mais um passo na reconstrução da história de Santa Catarina, sob a perspectiva de mulheres em evidência, assim como os homens”, avalia Luciane.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI
Contato: (47) 99722-2019 / (48) 3221-2662
imprensa@lucianecarminatti.com.br

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais