Udesc vence competição de inovação e é a universidade mais empreendedora de SC


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conquistou um resultado expressivo no Reuni Challenge SC, evento on-line concluído no último domingo, 12, que estimulou a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior (IES) catarinenses. Maior competição de empreendedorismo universitário do estado, a iniciativa on-line mobilizou mais de 400 estudantes e professores de 32 IES, organizados em 48 equipes, durante o fim de semana.

Cinco das 12 equipes finalistas foram compostas por estudantes e docentes da Udesc, inclusive a grande vencedora e a segunda colocada na competição. As apresentações das finais podem ser assistidas no YouTube.

O projeto que conquistou o primeiro lugar foi o aplicativo móvel e plataforma apresentado pela equipe Silix Catarina, formada por estudantes do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Doação de sangue

O objetivo da iniciativa é melhorar a gestão dos estoques de sangue e incentivar a doação de repetição (pessoas que doam sangue mais de duas vezes por ano), que garante estoque e qualidade.
 
A equipe é formada por Gislaine Ignaczuk, Julia Merlo, Letícia de Souza, Luiz Ferreto Junior, Renan Berka e Teodoro Schneider e pelo professor Lucas Carregari. “Vencer uma competição de empreendedorismo com um aplicativo de impacto social reforça que o papel da gestão e inovação social não é apenas do Estado”, afirma Gislaine.

Biogás

O segundo lugar no desafio foi para o projeto criado pela equipe Cavtech Biogástech, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages. A equipe desenvolveu um equipamento tecnológico para destinar o lixo orgânico produzido pelas pessoas, transformando-o em energia elétrica, gás ou adubo orgânico.

Ao todo, seis equipes foram inscritas pela Udesc. Outras três também chegaram à final: a equipe Base CAV, da Udesc Lages; a i9 CCT, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville; e a Acadêmicos da Pandemia, da Udesc Esag, que levou o terceiro lugar no Reuni Game, gincana realizada em paralelo à competição principal. Também participou do desafio a Multi CCT, da Udesc Joinville.

Reuni Challenge SC

Com o objetivo de estimular a cultura empreendedora dentro das IES catarinenses, o Reuni Challenge SC buscou conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade, com mentores com experiência de mercado, para o desenvolvimento de projetos inovadores em apenas um fim de semana. O desafio contou com apoio do ecossistema de inovação e do Governo de Santa Catarina.

O evento on-line ocorreu de sexta-feira a domingo. Foram mais de 200 mentorias, além de seis palestras sobre as várias etapas do empreendedorismo. Os projetos foram avaliados por bancas formadas por 20 profissionais da área nas fases classificatória e final.

O Reuni Challenge SC foi uma realização do Orion Parque Tecnológico, Prefeitura de Lages, Governo de SC, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), Rede Catarinense dos Centros de Inovação e NSC, com apoio do Sistema Acafe.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-7935/8010

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook