Público prestigia abertura da 1ª Temporada de Exposições


A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) abriu na noite de quinta-feira, dia 9 de setembro, a 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Os visitantes, respeitando as recomendações sanitárias, transitaram pelas três salas expositivas e conversaram com os artistas. As salas ficam a disposição do público até 5 de outubro, de terças a domingos, das 10h às 16h, com o acesso gratuito. Visitas mediadas devem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176. O acesso é gratuito.

Após 18 meses, o MAB reabre suas portas com três novas exposições, prestigiadas por artistas, professores, educadores, acadêmicos e personalidades da área cultural. A visitação às salas teve a mediação dos artistas expositores e no Espaço Elfy Eggert da Secretaria de Cultura aconteceu a tradicional conversa com os artistas e curadora, que compartilharam conhecimentos, propostas e responderam questionamentos do público. 

A primeira mostra do ano apresenta obras dos artistas que tiveram projetos selecionados para expor no MAB em 2020, nas edições adiadas pelas medidas adotadas no período de pandemia. São pinturas, esculturas, fotografias, objetos e instalações nas diversas técnicas utilizadas por Beliria Boni (Blumenau), Cristiano Chaussard (Florianópolis) e Leila Alberti (Curitiba)

Os temas abordados são dos mais dos mais variados. As obras tratam de questões profundas da organização política humana, fazem reflexões sobre as fragilidades de caráter, rupturas sociais e falhas dos sistemas produtivos. A mostra também destaca trabalho no plano psicológico, o fenômeno denominado “pareidolia”, que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado.

Para marcar a passagem dos 200 anos de Fritz Müller, o artista plástico Reynaldo Pfau, vestindo roupas ao estilo colonial, incorporou o estilo do naturalista alemão ao lembrar histórias vividas na época da chegada dos primeiros moradores da região. “Recebemos com muita alegria em nossas salas os artistas e o público em uma noite para fruição das artes plásticas e para discussão da produção cultural de nossa cidade e no Brasil”, comentou o secretário municipal de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto.

Serviço

1ª Temporada de Exposições no MAB – ano 2021

Visitas: até 5 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h

Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone (47) 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada franca

Atenção: Os protocolos de prevenção à propagação da Covid 19 deverão ser obedecidos, sendo necessário uso de máscara, álcool gel e distanciamento social

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 10/09/2021 15:40 – 26 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook