- PUBLICIDADE GOOGLE-

Paço Municipal recebe palestra sobre sustentabilidade na produção de soja


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Gerência de Agricultura e Agronegócio, promoveu uma palestra com o tema “Soja: Princípio para a produção sustentável”. O evento ocorreu nessa sexta-feira (10), às 9h, no Salão Ouro Negro, localizado no Paço Municipal Marcos Rovaris. Na ocasião, o engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Marcello Zanella, e o produtor rural Igor Studzinsk conduziram o seminário.

Para o gerente da pasta, Vanderlei Zilli, a sustentabilidade é possível através dos pilares econômico, ambiental e social. “Esses três pilares devem estar presentes nos diferentes elos da cadeia produtiva de soja, que podemos dizer que hoje é a maior fonte direta de renda na agricultura”.

Continua após o anuncio

De acordo com ele, por vezes a sustentabilidade agrícola é entendida apenas como estratégia de proteção ambiental. “Isso causa preocupações somente com o manejo da propriedade da família, para que a terra mantenha sua capacidade produtiva para a atual e futuras gerações”. No entanto, Zilli explicou que a ideia sustentável vai além disso. “Um negócio agrícola precisa também ser economicamente e socialmente viável, estando atento às contas e ao público que integra o negócio, como seus colaboradores e clientes”, ressaltou.

“A iniciativa foi uma parceria com a Gerência de Agricultura e Agronegócio, e fez parte do Projeto de Grãos, da Epagri. Esse projeto tem o objetivo de implementar ações que favorecem o agricultor com responsabilidade ambiental”, explicou a engenheira agrônoma da Epagri, Lidiane Camargo. Segundo ela, Criciúma teve, somente no ano passado, movimentação em nota de R$ 2,5 milhões com a cultura de soja, que ganha espaço na região.

Continua após o anúncio

Dentre outros temas, a palestra também tratou do cultivo e produção de grãos, coleta de amostragem de solo, composição de nutrientes e saúde do plantio, construção e utilização de silos e técnicas de secagem de grãos.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais