Livro ‘Criciúma: uma história de todos’ vira projeto na Escola Érico Nonnenmacher


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

 

Atividades de apresentação de imagens e vídeos, visitas aos pontos turísticos do município, aulas expositivas, debates e seminários são algumas das ações desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Érico Nonnenmacher com o Livro Criciúma: uma história de todos!’, lançado em abril. As atividades serão realizadas pelos estudantes do 3º e 4º ano durante todo o segundo semestre.

Intitulado ‘Minha Criciúma de ontem e hoje’, a iniciativa tem objetivo de valorizar as origens criciumenses e estudar os aspectos históricos, geográficos e culturais da cidade carbonífera. “Percebermos a importância de passar para os alunos as questões da construção da nossa identidade e desenvolver e incentivar os estudantes a ter uma consciência que permite valorizar e preservar a cultura material e a memória da cidade”, frisou o diretor da EMEB Érico Nonnenmacher, Deivid da Silva Pinto.

Para cada turma, a escola possui uma proposta pedagógica diferente. Para os alunos do 3º ano, a intenção é que conheçam mais da cidade e do campo, conceito do lugar, espaço vivido e da paisagem. Já os estudantes do 4º ano, é para aprender sobre os processos migratórios para a formação do Brasil e uso de tecnologias, etc. A unidade trabalhará duas horas por semana com os alunos as atividades voltadas para o exemplar.

Quando elaboramos o livro era a nossa intenção que os alunos pudessem conhecer mais sobre o nosso município, pois é conhecendo o passado que eles podem mudar o futuro. É um material rico sobre Criciúma, com todos os aspectos de uma forma lúdica para trabalhar em sala de aula”, frisou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Livro ‘Criciúma: Uma história de todos’

O livro conta a história dos 141 anos de Criciúma. A obra é escrita pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

O exemplar engloba desde os primeiros habitantes, os povos indígenas e seu contato com os colonos, passando pelos movimentos migratórios, os quais contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento social e econômico e as modificações do município durante os anos. Além de reunir, fotografias, informações sociais, econômicas, geográficas, de infraestrutura e administrativas de Criciúma.

Comente com o Facebook