Blumenau integra projeto de gestão pública da Fundação Getúlio Vargas


Blumenau é uma das quatro cidades catarinenses escolhidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para servir como foco de estudo do Programa de Imersão em Governos Subnacionais, dos alunos da graduação em Administração Pública. Na quarta-feira, dia 8, ocorreu a primeira etapa do programa, numa transmissão on-line feita com a participação da Secretaria de Gestão Governamental, que apresentou informações sobre a cidade e os desafios da gestão municipal para os próximos quatro anos. 

“Considerando que a FGV é uma das melhores universidades do Brasil em ensino e pesquisa na área da administração pública, a escolha de Blumenau para participar pela segunda vez do programa é um indicador da qualidade das nossas ações de governo e ao mesmo tempo uma oportunidade para recebermos propostas e sugestões de aprimoramento das nossas políticas públicas nas duas áreas priorizadas”, avalia o prefeito Mário Hildebrandt.

O Programa de Imersão Subnacional da FGV tem o objetivo de avaliar as políticas de assistência social e enfrentamento à pandemia, além das ações voltadas ao desenvolvimento urbano e à gestão ambiental, para propor novas soluções. Além de Blumenau, participam os municípios catarinenses de Brusque, Itajaí e Joinville e outras cinco cidades de Sergipe. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) também integra o projeto.

“Esta é a segunda vez que participamos dessa iniciativa. A primeira foi em 2018, da qual resultaram propostas de planos de ação em diversas áreas, como Saúde e Educação”, observa o secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa, que coordena o projeto de imersão na Prefeitura de Blumenau com apoio das demais secretarias.

Além do primeiro encontro, Blumenau participará de uma semana concentrada de encontros dos alunos e professores da FGV com os gestores dos municípios envolvidos nas áreas priorizadas pelo projeto, que são as políticas de Assistência Social e Desenvolvimento Urbano. Depois disso, serão elaboradas propostas de melhorias nestas duas áreas com base nas informações levantadas durante a semana. Os alunos e professores vão apresentar estas propostas em reuniões que acontecem em outubro e novembro, com objetivo de entregar aos municípios planos de ação direcionados à solução dos problemas e desafios pactuados.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith

postada em 09/09/2021 10:18 – 22 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook