- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alesc fará parceria com IFSC em projeto de veículo de tração elétrica


Um projeto genuinamente catarinense contará com a parceira da Assembleia Legislativa Catarinense. O Instituto Federal Catarinense (IFSC), está criando um projeto de inserção de veículos elétricos em frotas públicas, através da Conversão  de veículos a combustão para tração elétrica. O projeto é coordenado e foi apresentado ao pelo Prof Adriano de Andrade Bresolin – Dr Eng Eletricista ao presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal e a deputada Dirce Heiderscheidt em reunião na tarde desta quarta-feira (8). “Um ideia inovadora, que tem o DNA total catarinense e que terá o apoio da Alesc nesse projeto piloto”, cometa Mauro De Nadal. O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento foi aprovado na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) com apoio da CELESC e EMBRAPII – IFSC.

Continua após o anúncio

De acordo com o professor Bresolin, um veículo elétrico adquirido pelo projeto será disponibilizado para o uso dos Poderes testarem a nova tecnologia, e um eletroposto será instalado na ALESC para uso dos servidores e deputados. “A ideia é que se faça uma analise de custos, gastos e até mesmo compartilhamento do veiculo entre os usuários, podendo assim auxiliar na economia financeira, além de auxiliar na questão sustentabilidade e controle de emissão de gases poluentes”, destaca o professor. “Santa Catarina é o berço na produção de peças para a conversão, grandes empresas como a WEG estão ingressando nesse meio fomentando ainda mais o projeto”.

Entre as demandas apresentadas pelo projeto, foram pontuadas como principais: fomentar parcerias entre os poderes públicos ( Executivo, Legislativo e Judiciário) , concessionárias de energia elétrica, etc. e as entidades de pesquisa como o IFSC visando a disseminação e popularização da mobilidade elétrica no País e a criação uma legislação apropriada para atender a conversão de veículos a combustão para tração elétrica dentro das normas internacionais.

Continua após o anuncio

“Os veículos elétricos são um símbolo do futuro. Mas eles já são uma realidade. Um símbolo de modernidade e sustentabilidade. Essas características combinam perfeitamente com o nosso estado. Precisamos estimular para que eles façam parte do dia-a-dia das nossas cidades., destaca a deputado Dirce Heiderscheidt.

O projeto do IFSC tem como metas principais o desenvolvimento de um kit de conversão de veículos a combustão para elétricos (powertrain e bateria) além de umnovo Câmbio CTT; fortalecer os cursos de automobilística e Eletrotécnica do IFSC; equipar o laboratório de Mobilidade Elétrica do IFSC (Co-Working) e propiciar à comunidade empresarial (montadoras, concessionárias e oficinas) a formação de mão de obra qualificada através de cursos técnicos especificos para área que serão oferecidos pelo IFSC.

Continua após o anúncio

O primeiro passo será a implantação de um eletroposto no Palácio Barriga Verde para o abastecimento do veículo que será disponibilizado para testes. O veículo ZOE será compartilhado através de um sistema de controle da Renault Mobility via aplicativo, ou seja, o usuário cadastrado da ALESC poderá reservar o veículo elétrico via celular com uma semana de antecedência e quando chegar a hora da utilização basta se aproximar do veículo acionar o aplicativo que o carro abre, então o motorista pega a chave no porta luvas e pronto.

O veículo e o eletroposto serão disponibilizados a partir de outubro a ALESC a partir da assinatura do convênio de cooperação técnico-cientifica.

Simone Sartori
Jornalista
48 991377124

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais