- PUBLICIDADE GOOGLE-

No Dia Internacional da Alfabetização, Secretaria de Educação de Blumenau destaca a importância do tema e a erradicação do analfabetismo


Neste dia 8 de setembro comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa data foi criada para ressaltar o direito da alfabetização, da inserção no mundo da leitura e da escrita, por todos os cidadãos, indiferente do local em que estejam. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) destaca a importância da alfabetização e a erradicação do analfabetismo.
     
A alfabetização, bem como o letramento, são processos em que os sujeitos apropriam-se da leitura e da escrita de forma crítica para que o cidadão possa se inserir em práticas sociais nos diferentes contextos em que vivencia. Atualmente, dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) demonstram que cerca de 11 milhões de brasileiros são analfabetos.  
      
Na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau o fazer pedagógico na etapa da alfabetização, tem como referência a proposta apresentada no Currículo da Educação Básica, que espera a consolidação da alfabetização ao final do 2º ano e a continuidade com o estudo da língua/ linguagem nos anos subsequentes. 
      
Na Rede Municipal de Ensino de Blumenau, nas 46 Unidades escolares, estão matriculados, no 1º e 2° ano, um total de 4.879 estudantes em 235 turmas. Por meio da ação e mediação dos professores alfabetizadores, os estudantes têm garantido esse processo de aquisição da leitura e da escrita, envolvidas em situações de ensino e aprendizagem significativas, levando esse conhecimento para o seu meio social. 
  
Para os adultos, destacamos o ensino desse processo, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atualmente atende 341 estudantes em 10 turmas, sendo 48 jovens e adultos que estão matriculados nas turmas de alfabetização.
  
EJA
  
Os interessados em retomar os estudos, seja no âmbito da alfabetização ou nos Anos Finais do Ensino Fundamental, podem procurar o polo do EJA, no período noturno, na EBM Adelaide Starke, que fica na Rua São Bernardo, 700, no Bairro Itoupava Norte. 
     
Para mais informações o contato da Instituição de Ensino é o telefone 3323-6109. Ressalta-se que o ensino na modalidade da Educação de Jovens e Adultos é em fluxo contínuo, assim o interessado poderá fazer matrícula a qualquer período no ano e já iniciar os estudos.

Continua após o anúncio

postada em 08/09/2021 16:24 – 15 visualizações

Continua após o anuncio

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais