Joinville é destaque em economia e mobilidade no Ranking Connected Smart Cities 2021


Joinville obteve a terceira colocação geral no Ranking Connected Smart Cities 2021, no eixo economia. Entre os Estados do Sul, Joinville é a cidade melhor colocada e a nível de Brasil, fica atrás apenas de Barueri (SP) e São Caetano do Sul (SP) no ranking nacional. Joinville também teve uma posição de destaque no eixo mobilidade, ficando em oitavo lugar no Brasil.

O Ranking Connected Smart Cities 2021 avalia as cidades mais inteligentes e conectadas do país. No eixo economia, Joinville apresentou 11,24% no crescimento do PIB per capita. O crescimento do número de empregos foi de 12,60%. As empresas de tecnologia tiveram um acréscimo de 6,02%. O número de MEIs aumentou 22,97%. No ano passado, Joinville ocupava a oitava posição neste eixo.

“Isso nos deixa muito satisfeitos, mas não nos surpreende. Porque nós, que temos conhecimento do ecossistema empresarial de Joinville, sabemos que ele apresenta algumas vantagens competitivas que tem trazido novas empresas para cá e mantido as empresas tradicionais na cidade”, afirma Marcel Virmond Vieira, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville.

Entre os diferenciais de Joinville, o secretário cita vantagens de logística, mão de obra qualificada, assistência técnica de todo o tipo e diversidade de áreas de produção, que faz com que a cidade tenha desenvolvimento em vários setores.

“Sempre tivemos essa noção que Joinville era a terceira cidade em porte, em produção industrial, no Sul do Brasil. E agora veio esse reconhecimento que somos a melhor do Sul do Brasil para fazer investimentos”, comemora Marcel.

Mobilidade também em destaque

No eixo mobilidade, Joinville apresenta uma proporção de automóveis/habitantes de 0,47. São três acessos a aeroportos e 140 conexões interestaduais de transporte rodoviário.

O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável credita o bom resultado de Joinville no eixo a fatores como ter sido uma das primeiras cidades do Brasil a ter atualizado o seu plano de mobilidade e aos continuados investimentos no setor, nos últimos 30 anos.

“A cidade também investiu bastante nos modos ativos. Joinville tem hoje em torno de 190 quilômetros de ciclofaixas, que a coloca entre as melhores cidades do Brasil neste quesito”, diz o secretário.

O estudo é elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta e mapeou 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. 

Comente com o Facebook