- PUBLICIDADE GOOGLE-

Esse garoto vale ouro na rede municipal de ensino de Florianópolis


No ano passado ele foi bronze, agora é prata.  Ano que vem Denis Rapaaki Caldeira tentará o ouro. Estudante da Escola Básica Municipal de Florianópolis Henrique Veras, na Lagoa da Conceição, ele é um dos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica -OBA.

Continua após o anúncio

Filho único, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é encantado pela ciência que estuda os corpos celestes: planetas, asteróides, cometas, estrelas, galáxias. “Mas gosto mais é do planeta terra”, emenda.

Para a mãe, Tatiana Rapaaki da Silva, o interesse dele teve início na própria escola.  “Acredito que por causa de algumas professoras nas disciplinas de geografia e ciências”.

Continua após o anuncio

Por enquanto, Denis, 15 anos, está tendo aulas remotas por opção da família. Mas, segundo Tatiana, o garoto adora os colegas.  “Mais uns que outros, como todos nós que temos mais afinidades com algumas pessoas e outras nem tanto”, salienta. 

Denis complementa: “auxilio a turma no que posso”. 

Continua após o anúncio

A família morava em Sorocaba, no estado de São Paulo. Desde a educação infantil, o jovem estudou em escolas regulares.

 “Sempre achei muito bom, tanto o acompanhamento que ele teve, o conviver com crianças “normais” e essas próprias crianças convivendo com a diversidade”, emenda Tatiana.

“Algumas ajudavam meu filho em algumas disciplinas e as professoras me falavam que ele ajudava as crianças em outras disciplinas. Foi fundamental  para as próprias crianças virem que o diferente,  às vezes,  é bom e até pode ajudá-las”.

Em 2014, Tatiane, o marido Alexander Leite Caldeira e o Denis vieram para Florianópolis. No ano seguinte, o filho começou a estudar na Escola Básica Municipal Henrique Veras. Encontra-se atualmente no nono ano do ensino fundamental.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a atenção pedagógica aos estudantes com deficiência tem como objetivo respeitá-los, prepará-los para a vida e desenvolver suas potencialidades.

“Eles estão em sala de aula vivendo a experiência da escola como um todo, pois na rede municipal de ensino de Florianópolis inclusão é com inclusão”.

O estudante conta com o acompanhamento do serviço do atendimento educacional especializado na realização de suas atividades.

Segundo a mãe, Denis sempre é muito carinhoso, curioso, e cheio de manias, inerentes ao autismo. Atualmente, diz que o filho quer ser professor. “Ele ainda não sabe direito o que quer, fica mudando de profissão”.

Na Escola Básica Municipal Henrique Veras houve outros medalhistas na OBA. Também receberam medalha de prata Eloá Makiyama da Rocha e Samuel Batista Siqueira.  Wellington Lima de Oliveira ganhou uma de bronze.

Denis não parou de competir. Passou para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências. O resultado final ocorrerá no dia 29 de setembro. 

OBSERVAÇÃO: Na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA, a rede municipal de ensino de Florianópolis conquistou 12 medalhas. Cinco delas vieram por intermédio da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, quatro através da Escola Básica Henrique Veras e três foram obtidas pelas Escola Básica Acácio Garibaldi São Thiago. As medalhas não foram ainda enviadas para Florianópolis.

galeria de imagens


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais