Saretta reitera necessidade de ações em apoio às pessoas com fibromialgia

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News


Através de um pedido do deputado Neodi Saretta (PT), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizou uma reunião para debater ações em apoio à pessoa com fibromialgia. “Este é um importante debate, já que há muitos portadores da doença em Santa Catarina. Eles precisam de ações e políticas públicas para o diagnóstico, tratamento e apoio, para que possam ter uma melhor qualidade de vida”, disse o deputado, que também é presidente do Colegiado. 

A fibromialgia, mais comum entre mulheres, é uma síndrome que se manifesta, principalmente, pela dor no corpo todo. A dor da doença causa intenso sofrimento físico e emocional, trazendo grande prejuízo na qualidade de vida do portador. A doença, além de não ter cura, apresenta dificuldade no diagnóstico.

A reunião contou com a participação do grupo de Fibromialgia de Concórdia e Região, Associação Nacional dos Fibromiálgicos, profissionais da área da saúde, representantes da Secretarias estadual e Municipais da Saúde, entidades e pacientes, que juntos definiram encaminhamentos. “A intenção é dar apoio aos pacientes, já que eles encontram dificuldades desde o diagnóstico ao tratamento”, destaca Saretta.

Uma das questões levantadas é a criação de um Fórum para diagnóstico, tratamento e apoio à pessoa fibromiálgica. Inclusive, Saretta já fez esta solicitação ao estado, onde também pediu a criação da carteirinha da pessoa com fibromialgia. Os outros encaminhamentos são:

Realização de cursos por macrorregiões para formação de profissionais no atendimento ao paciente com fibromialgia;

Oferta de serviços por parte do Estado para diagnóstico e tratamento da doença:

Inclusão dos pacientes com fibromialgia como prioridade na fila de tratamento;

Criação de parcerias do Estado com clínicas de reabilitação, já que os centros de reabilitação ficam distantes da maioria das cidades;

Capacitação das equipes de saúde, dos familiares e toda a rede de convivência da pessoa com fibromialgia.

A reunião foi realizada nesta quarta-feira (1º), de forma virtual.

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: [email protected]
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Palácio Barriga Verde – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Comente com o Facebook