- PUBLICIDADE GOOGLE-

Comissão aprova audiências para discutir novo ensino médio e situação do USJ


A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião na tarde desta quarta-feira (1º), a realização de duas audiências públicas, solicitadas pela presidente do colegiado, deputada Luciane Carminatti (PT). As datas dos eventos ainda serão definidas.

Continua após o anúncio

Uma das audiências tratará da situação do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), mantida pela Prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, que anunciou, no mês passado, o encerramento das atividades da instituição. O objetivo do encontro será ouvir a comunidade escolar, que tem protestado contra o fechamento do centro universitário.

A outra audiência trata da implantação do novo ensino médio nas escolas estaduais de Santa Catarina, que deve ser concluída até o ano que vem. Conforme Luciane, o assunto tem provocado inquietação na comunidade escolar. “A carga horária passará de 2,4 mil horas para 3 mil horas nos três anos. É uma grande mudança”, comentou.

Continua após o anuncio

Projetos aprovados
Por maioria de votos, foi aprovado o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 86/2019, assinado pelas deputadas da Bancada Feminina da Alesc. A proposta inclui como conteúdo transversal, no currículos das escolas públicas e privadas do estado, a “História das Mulheres do Campo e da Cidade de Santa Catarina”. Conforme Luciane, o objetivo é dar visibilidade à trajetória de mulheres catarinenses, que muitas vezes são desconhecidas no ambiente escolar.

A deputada Ana Campagnolo (PSL) apresentou voto divergente. Ela sugeriu a substituição do termo “Mulheres“ por “Pessoas”. Para ela, há personalidades masculinas catarinenses, como Victor Meirelles, José Boiteux, Cruz e Sousa e Jerônimo Coelho, que também são desconhecidos dos estudantes.

Continua após o anúncio

O PL 86/2019 segue para votação em plenário.

O PL 218/2021, do deputado Fabiano da Luz (PT), também teve o parecer favorável, do relator Valdir Cobalchini (MDB), aprovado. A proposta veda a exigência de atestado médico das pessoas que adotam o vegetarismo ou veganismo dos alunos da rede pública de educação básica. A matéria passará pela avaliação de mais duas comissões: de Saúde e de Agricultura e Política Rural.

Adiada
O PL 418/2019, da deputada Ada de Luca (MDB), teve a apreciação de seu parecer. A proposta recebeu emendas e se forem acolhidas na Comissão de Educação, voltará para analise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Finanças e Tributação.

A matéria institui e define diretrizes para a Política Pública “Menstruação Sem Tabu” de Conscientização sobre a Menstruação e a Universalização do Acesso a Absorventes Higiênicos. A relatora, deputada Luciane Carminatti, apresentou parecer pela aprovação.

Também foi adiada a apreciação do PL 422/2019, de autoria do deputado Jair Miotto (PSC), que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas creches e escolas públicas estaduais. O relator, deputado Silvio Dreveck (PP), solicitou o envio do PL para análise da Comissão de Finanças e Tributação, por entender que a proposta tem impacto financeiro e orçamentário.

Já a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 7/2020, de autoria da Mesa da Alesc, teve vistas coletivas aos deputados membros da comissão. A relatora, Luciane Carminatti, apresentou parecer pela rejeição, como base em manifestação de vários órgãos consultados, entre eles o Conselho Estadual de Cultura e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Moção
Por maioria de votos, a comissão aprovou moção do deputado Silvio Dreveck pela inclusão da disciplina Organização Social e Política Brasileira (OSPB) na grade curricular do ensino básico. O documento é dirigido ao Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Fórum Parlamentar Catarinense, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais