Governo de SC investe em monitoramento ambiental no Sul do estado


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Divulgação/Sema

Os anúncios de investimentos na região Sul, feitas pelo governador Carlos Moisés na última semana, incluíram a área ambiental. Em evento com a presença do governador e de diversas lideranças políticas e regionais, foi assinado um convênio entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (CIM-Amurel). O objetivo do repasse de recursos é a aquisição de equipamento de alta tecnologia para monitoramento ambiental.

Os recursos a serem investidos são de R$ 109.705,00, provenientes do Fundo Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Fepema), mais a contrapartida financeira de R$ 2.735,00 do CIM-Amurel. O equipamento a ser adquirido tem como objetivo colaborar para a gestão ambiental de áreas de extração de saibro. O material retirado é utilizado, exclusivamente, para melhoramento das vias municipais. Além de proporcionar uma gestão mais eficiente do processo de mineração, os dados coletados também servirão para a execução dos Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), que devem ser implementados no encerramento das atividades de mineração.

Conforme o secretário executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira, que representou a SDE na assinatura do convênio, a ação faz parte de uma iniciativa de apoio aos municípios, para que tenham mais autonomia na geração de dados ambientais e, consequentemente, na implementação de processos de licenciamento e recuperação de áreas degradadas. “O monitoramento é uma ferramenta importante do processo de gestão ambiental, e a Sema tem no horizonte o apoio para que os municípios aperfeiçoem sua capacidade técnica de realizar esse tipo de acompanhamento”, explicou.

Mais informações para a imprensa:
Marcionize Bavaresco
Jornalista | Gestão da Comunicação Institucional para Recursos Hídricos
Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada na Área de Recursos Hídricos (Fapesc/SDE)
Secretaria Executiva do Meio Ambiente – Sema
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3665-4281

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook