Inscrição na Certificação de Responsabilidade Social termina nesta terça-feira (31)


As inscrições na 11ª edição da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social “Uma atitude de valor catarinense” serão encerradas nesta terça-feira (31). A coordenação alerta que o prazo é improrrogável e que o sistema será fechado às 23h59 e que a inscrição é eletrônica. Esse é o limite para preenchimento do formulário e envio da documentação comprobatória exigida.

Até o início da tarde desta segunda-feira (30), mais de 100 organizações iniciaram o processo de inscrição pelo site http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/. A presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, Gabriele Gil Gomes, informa que boa parte desse contingente ainda tem pendências, tais como o envio do link do balanço social ou de certidões negativas. “É importante que os responsáveis concluam a inscrição o quanto antes, para evitar atropelos e sobrecarga no sistema. A equipe de apoio está a postos para o esclarecimento de dúvidas e dificuldades técnicas.”

Promovido pelo parlamento catarinense desde 2011, o prêmio busca reconhecer as ações sociais que as empresas já realizam a partir do balanço do relatório de sustentabilidade que as empresas publiquem, explicou Gabriele, representante da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc). “A ideia é promover a transparência e reconhecer essas empresas com as ações que elas já têm normalmente em suas gestões. Então, é a promoção da responsabilidade social e reconhecimento dessas empresas que já realizam essas atividades.”

Ela informa que podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2020. As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque.

A presidente da Comissão Mista destacou ainda que as organizações agraciadas com o Troféu em cinco edições serão homenageadas com a Comenda de Responsabilidade Social. Para 2021 foram feitos alguns ajustes no processo avaliativo, com o acréscimo de mais um troféu destaque, buscando um maior reconhecimento de entidades da categoria organizações sem fins lucrativos. Serão consideradas as particularidades, abrangência e porte.

Etapas do Certame
Inscrições: até às 23h59 do dia 31 de agosto
Consulta pública: 1º de setembro a 11 de setembro
Devolutiva aos inscritos: 1º de outubro
Recursos: 4 de outubro a 8 de outubro
Resultado final: 16 de novembro
Premiação: 6 de dezembro

Participação
Em 2020, foram 130 inscrições recebidas, 100 efetivadas e 77 empresas receberam a Certificação 2020. Além das certificadas, sete empresas e entidades de todos os segmentos receberam o Troféu Responsabilidade Social 2020 pelo reconhecimento ao trabalho realizado e apresentado nos seus balanços sociais.

A Alesc promove a certificação e premiação em parceria com uma Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, composta por representantes técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil catarinense. A lista de participantes inclui:
•       Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc);
•       Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina (Cieesc);
•       Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC);
•       Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC);
•       Federação Catarinense de Municípios, Associações de Municípios e Consórcios (Fecam);
•       Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);
•       Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc);
•       Movimento Nacional ODS Santa Catarina (ODS-SC);
•       Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);
•       Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE);
•       Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC);

Comente com o Facebook