Passagem do Dia do Psicólogo é destacada em pronunciamento na tribuna


A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), Síntia Regina Bonatti Reif, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão plenária da manhã desta quinta-feira (26) para destacar a passagem do Dia do Psicólogo, celebrado nacionalmente no dia 27 de agosto.

A data marca os 59 anos da regulamentação da profissão no país, realizada por meio da Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962. Desde então, disse, a psicologia tem ampliado o seu campo de atuação profissional e consolidado a pesquisa e a docência em diversas áreas do conhecimento.
“Hoje somos mais e 400 mil psicólogos e psicólogas ativos no Brasil, uma das maiores categorias do mundo e, destes, quase 16 mil em Santa Catarina, que atendem em diferentes segmentos especializados uma grande variedade de demandas da população e das instituições.”

A categoria, disse, foi recentemente desafiada a manter o nível de atendimento diante das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. “Os profissionais e entidades representativas tiveram que promover um intenso processo de adaptação da prestação de serviços psicológicos aos usuários, bem como o desenvolvimento de diretrizes técnicas orientadoras do trabalho diante do cenário de distanciamento social, restrições de mobilidade, enfrentamento de problemas econômicos e de exacerbação dos problemas de saúde física e mental nas pessoas.”

Falando em nome do CRP-SC, Síntia agradeceu aos profissionais da área por suas contribuições à sociedade. “No dia 27 de agosto, em mais uma data comemorativa da nossa profissão, gostaríamos, por fim, de agradecer às psicólogas e psicólogos por ajudarem a construir e a implementar ações voltadas à valorização do potencial humano e no compromisso com as boas práticas profissionais pautadas na ciência e na ética.”

Ao final, a deputada Marlene Fengler (PSD), que cedeu espaço na sessão plenária para a manifestação da presidente do CRP-SC, parabenizou aos psicólogos pelo trabalho realizado frente à pandemia, dizendo ainda que tem grande apreço pela profissão. “Parabéns a você e a todos os profissionais, psicólogas e psicólogos, de Santa Catarina e do Brasil, pelo trabalho feito neste momento importante e difícil que enfrentaram e continuam enfrentando. Mas parabenizo também por essa profissão maravilhosa que vocês escolheram. Que continuem com força para poderem atuar e ajudar as pessoas que estão passando por esse momento difícil.”

Os deputados Silvio Dreveck (PP) e Moacir Sopelsa (MDB) também se manifestaram em favor da categoria.

Comente com o Facebook