Rota de cicloturismo do Vale Europeu ganha reforço com lei aprovada na Alesc

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News


Deputados catarinenses aprovaram na terça-feira (24) lei que institui a Rota Turística do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, permitindo que esse roteiro receba apoio público a partir da política estadual de turismo. A proposta segue agora para sanção do governador do Estado.

O objetivo principal do projeto de lei do deputado Milton Hobus (PSD) é ampliar o trabalho que é feito desde 2006, estabelecendo e sinalizando os limites territoriais e itinerários do percurso, mapear os serviços e os pontos turísticos da região, além de formar um consórcio para administração, manutenção e gestão das atividades.

A rota, que atrai todos os anos ciclistas do país inteiro, tem 300 quilômetros e é feita em sete dias, atravessando as cidades de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros. Hoje, esse roteiro é o primeiro do país planejado e organizado para ser percorrido de bicicleta.

“Esse tipo de turismo desenvolve as nossas cidades, além de incentivar um esporte que só cresce em Santa Catarina e no país. É importante o apoio do poder público neste trabalho que já vem sendo desenvolvido com o empenho do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI)”, destaca Hobus.

O projeto de lei prevê ainda outros investimentos, como a implantação de programas de regularização e certificação de hospedagens e artesanatos, capacitação de agentes e serviços de atendimento ao turista e estimula a divulgação nacional de eventos e atrativos da rota.

“Essa rota fomentou vários investimentos, como pousadas e restaurantes, fazendo bem para todos e para a economia. E também simboliza a qualidade de vida e mostra as belezas da nossa região”, acrescenta Hobus.

Jacson Almeida
48 999190764
Assessoria de Imprensa – Milton Hobus
Deputado estadual

Comente com o Facebook