- PUBLICIDADE GOOGLE-

Capitão da expedição Voz dos Oceanos conhece o programa ReciclaBC


Antes de a Família Schurmann iniciar a expedição Voz dos Oceanos, que sairá de Balneário Camboriú no domingo (29), o capitão do Veleiro Kat, Vilfredo Schurmann, acompanhou como funciona a gestão de resíduos no município, especialmente o Programa ReciclaBC. Na manhã desta quarta-feira (25), Vilfredo esteve na Praça Higino Pio, onde conheceu o ecoponto e as lixeiras subterrâneas, no Ponto de Entrega Voluntária de Pequenos Volumes (PEV), na Cooperativa Veg Reciclados e no Parque Raimundo Malta.

Continua após o anúncio

Nas visitas a esses locais, foram captadas imagens e depoimentos para os audiovisuais produzidos durante a expedição, que será a quarta volta ao mundo da família brasileira Schurmann. Os audiovisuais serão veiculados em diferentes plataformas, como redes sociais e TV Globo. Por meio dessas imagens e relatos, as iniciativas locais para eliminar o lixo marinho servirão de case para inspirar outras cidades. Na terça-feira (24), Balneário Camboriú recebeu o “Selo Município Lixo Fora D’Água”, concedido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), devido às ações de prevenção e combate ao lixo marinho por resíduos sólidos. A cidade foi a primeira no Brasil a obter o selo.

“O ReciclaBC é muito legal. Desde a praça, onde tem a coleta seletiva, o lixo é pneumático (subterrâneo), tudo automatizado. Um negócio muito bacana. Foi legal ver como funciona a coleta seletiva e a atuação de uma das cinco cooperativas que visitamos. Eu gostei muito. Por fim, estivemos no Parque Raimundo Malta, um lugar muito grande. Essas ações são muito bacanas, com uma visão lá na frente. A cidade quer aumentar a capacidade de reciclagem, e eu lancei um desafio: quando voltarmos da expedição, queria encontrar uma cidade com 30% ou mais de índice de reciclagem. O programa é espetacular e está no caminho certo”, destaca o capitão.

Continua após o anuncio

A expedição Voz dos Oceanos deve durar dois anos, registrando a situação do resíduo plástico nos mares e buscando soluções inovadoras para a poluição marinha, como forma de conscientizar a população. A família parte do Atracadouro Barra Sul na tarde de domingo, com destino final na Nova Zelândia.

Sobre o ReciclaBC

Continua após o anúncio

O ReciclaBC é um programa que visa ampliar a quantidade de resíduos separados e destinados às cooperativas e associações locais de reciclagem, aumentando os benefícios sociais envolvidos nessa prática. Desde o início do projeto, em 2019, o percentual de separação dos resíduos dobrou. Em 2018, o volume separado era de 7,7% e, em 2020, o índice subiu para 15,7%. A cidade também conta com quatro ecopontos (Praça da Barra, Praça Higino Pio, Avenida Palestina e Terceira Avenida, com a Rua 2.870) que recebem resíduos recicláveis e funcionam como marcos de incentivo à educação ambiental e respeito ao meio ambiente.

Sobre a Família Schurmann

Em 1984, Vilfredo e Heloisa Schurmann partiram de Santa Catarina, junto dos três filhos, com o objetivo de dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Na primeira grande aventura, os Schurmann velejaram por dez anos.

Entre as três expedições, a Família Schurmann percebeu a necessidade de um projeto voltado ao combate à poluição marinha, tendo se deparado, por exemplo, com duas ilhas inabitadas cobertas de lixo plástico nos anos de 1980 e 1990. Agora, com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), eles se preparam para a quarta missão.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7067

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Secretaria de Turismo/Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais