Programa de Iniciação ao Trabalho forma 119 adolescentes


O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) formou nesta segunda-feira, dia 23, a sexta e sétima turma de 2021 com 119 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade. A formatura aconteceu através da plataforma Microsoft Teams por conta da pandemia da Covid-19.

O objetivo do curso foi de capacitar os adolescentes sobre as temáticas relacionadas ao Mundo do Trabalho. Para isso os adolescentes receberam treinamento sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, bem como instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz. O curso foi realizado de forma virtual com carga horária total de 30 horas, a sexta turma teve as aulas em 12 a 23 de julho e a sétima turma de 09 a 20 de agosto.

O programa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) através de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). 

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, ressalta que o PIT teve início em 2005 e já formou cerca de 7 mil adolescentes: “Enquanto Secretário de Assistência, em 2005, tive a alegria de poder iniciar a parceria com o CIEE e começarmos o PIT em Blumenau. É um orgulho e uma benção ver o quanto o programa avançou ao longo desses anos e continua transformando a vida dos jovens e das famílias de nossa Cidade.  Acompanho o PIT desde seu início e ver os alunos lá de traz conquistando vagas no mercado de trabalho é gratificante. É a certeza de que nossa missão para mudar a vida das pessoas está sendo cumprida”, explica. 

Somente em 2021, já concluíram o curso 375 alunos, cerca de 175 tiveram a oportunidade de participar de entrevistas e 31 foram encaminhados para vagas de socioaprendizagem e estágios.

Sobre o PIT
O PIT é um programa que tem como objetivo trazer aos adolescentes do município a realidade sobre o mundo de trabalho, além de dar a oportunidade aos adolescentes de adquirir mais aprendizado teórico sobre a rotina das empresas.

A secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Sasse, destaca a importância do programa: “As ações de qualificação e encaminhamento ao mundo do trabalho fortalecem as famílias atendidas pela assistência social trazendo possibilidades de superação de sua condição de vulnerabilidade vivenciada”.

Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar devem procurar o Cras de referência do seu bairro ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones 3381-6619, 99259-5660 ou 99162-4580 (WhatsApp). As famílias são atendidas e passam por avaliação socioeconômica para acesso ao vale transporte conforme necessidade, agendamento para inclusão no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga no curso PIT.

A equipe da Gerência faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no curso. Eles também acompanham os adolescentes e suas famílias nas demandas do Mundo do Trabalho durante o período do curso PIT e após na sua trajetória.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano

postada em 24/08/2021 14:55 – 0 visualizações

Comente com o Facebook