- PUBLICIDADE GOOGLE-

Governo do Estado oficializa compromisso com manutenção da ponte Hercílio Luz


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Continua após o anúncio

Após reabrir e devolvê-la aos catarinenses, o Governo do Estado de Santa Catarina lança, nesta segunda-feira, 23, o edital de licitação para escolher a empresa que ficará responsável pela manutenção permanente da Ponte Hercílio Luz pelos próximos três anos.

“Desde que foi reintegrada ao cotidiano de Florianópolis, a ponte se consolidou como atração turística e se tornou uma alternativa importante para a mobilidade urbana. É dever do Estado preservar esse patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, de forma permanente e preventiva”, avaliou o governador Carlos Moisés.

Continua após o anuncio

Entre os serviços previstos, estão vistoria e manutenção diárias, mensais e trimestrais, retoques na pintura, substituição de parafusos, substituição de defensas danificadas, colocação de novas tachas e delineadores de sinalização, colocação e substituição de itens das redes de segurança, substituição de componentes do sistema de iluminação e outros reparos, também na manutenção da iluminação funcional.

“Uma estrutura como essa, uma ponte dessa envergadura, necessita de cuidado constante, manutenção, reparos, para que nunca mais chegue ao ponto de ser interditada novamente. É uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina para garantir vida longa à Velha Senhora”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago VIeira.

Continua após o anúncio

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A previsão é investir cerca de R$ 5 milhões neste primeiro contrato, que terá duração de três anos e exigirá da empresa vencedora, além dos resultados, a presença constante de equipes especializadas, material de trabalho e relatórios mensais.

Primeira ligação com o Continente

A construção do primeiro elo entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente foi um marco histórico para os catarinenses e para os brasileiros. A obra, que durou quatro anos, contou com material importado dos Estados Unidos e tecnologia de ponta. Tratava-se da maior ponte pênsil com sistemas de barras de olhal no mundo.

Fatores como o salitre (produto da ação corrosiva do mar), aumento da capacidade para além do planejado na inauguração e falta de manutenção culminaram na primeira interdição, em 1982 (houve reabertura parcial em 1988 e total em 1990), e na segunda, em 1992 (que durou até a reabertura em 2019).

Para que fosse devolvida à comunidade, a Hercilio Luz passou pela maior e mais complexa obra de recuperação da história de Santa Catarina. Na semana de sua reabertura, a Velha Senhora serviu de palco cultural e recebeu mais de 1 milhão de pessoas.

Mais informações para imprensa:
Bianca Backes
Vanessa Pires
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade
(48) 3664-2008 / 9-84148268
[email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais