- PUBLICIDADE GOOGLE-

Mateada completa quatro anos na Secretaria da Pessoa Idosa


Em agosto de 2017, um pequeno grupo de gaúchos se reuniu embaixo de uma árvore no pátio da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú e decidiu fazer algo para matar a saudade dos pampas. Surgiu assim o Grupo Mateada Tradição Cultural, formado por idosos que se encontram toda quinta-feira à tarde na SPI para chimarrear, prosear e bailar ao som de músicas tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

Continua após o anúncio

Nesta quinta-feira (19), os quatro anos do grupo foram festejados em uma mateada especial, com a maioria dos participantes pilchados (vestidos com a indumentária típica). Quando foi criado, era composto por quatro ou cinco viventes (sinônimo de pessoas, para quem não é familiarizado com o “gauchês”). Atualmente, são 82. No entanto, em razão da pandemia de Covid-19, o número de integrantes ativos diminuiu pela metade. A pandemia também mudou o hábito gaudério de compartilhar o mate, como forma de confraternizar. Agora, cada um traz a própria cuia e bomba de chimarrão. A maioria dos participantes nasceu no Rio Grande, mas há também os gaúchos de coração, como catarinenses e paranaenses que aderiram ao grupo.

“A gente se encontra na secretaria semanalmente, temos aula de danças gaúchas das 14h às 15h, e das 15h às 17h é a mateada, com música e dança gaúcha. Como a gente quer manter a tradição gaúcha, a gente não coloca outras músicas, como bandinha, rock ou samba. Esses encontros representam alegria, emoção, companheirismo, uma tarde de diversão”, diz a coordenadora do Grupo Mateada Tradição Cultural, Olga Feliciana Ritter, 63 anos.

Continua após o anuncio

A integrante mais jovem tem 60 anos, e a mais experiente, 91. A SPI, além de ceder o espaço para a diversão da população de 60 anos ou mais, decora o ambiente para a mateada semanal, possibilitando diferentes cenários.

___________________

Continua após o anúncio

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: SPI/Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais