- PUBLICIDADE GOOGLE-

Município entrega nesta sexta-feira novo sensor para medição do nível do rio


Ao longo dos seus 170 anos de história, Blumenau registra segundo dados da Defesa Civil, 94 casos de enchentes. Com o passar dos anos, o município reforçou sua estrutura, seus equipamentos e o corpo técnico, ampliando assim a capacidade de antever catástrofes climáticas e alertar a população. Nesta sexta-feira, dia 20, a Prefeitura realiza às 9h, a inauguração simbólica do novo sensor para medição do nível do rio, localizado no guarda-corpo da Ponte Adolfo Konder.

Continua após o anúncio

O novo equipamento, que é um sensor via radar, foi viabilizado por meio de uma doação da empresa MKS Sistemas de Automação e Telemetria. O sensor já está integrado com o Portal AlertaBlu, transmitindo dados em tempo real por meio de link dedicado, monitorando o nível do rio.

“Fortalecer a estrutura do município tem sido um de nossos compromissos no trabalho de prevenção. Vivemos em uma cidade com riscos de alagamentos e deslizamentos e isso nos obriga a estar preparados para lidar com os fenômenos da natureza. Agora com a seção de réguas e com o novo sensor de medição do rio, Blumenau terá um respaldo técnico ainda maior para superar seus desafios”, reforça o prefeito Mário Hildebrandt.    

Continua após o anuncio

Além do novo sensor de medição, a Prefeitura aproveita a ocasião para inaugurar a seção de 17 réguas instaladas na Avenida Beira-Rio, que amplia a condição do município em monitorar a elevação do rio em eventos de inundação. “A cidade de Blumenau só tem a ganhar com instalação de um equipamento deste porte. O sensor de medição por radar aumenta nossa capacidade de prevenção e de emitir alertas, seja em eventos de enchente ou em momentos de estiagem, até mesmo pela necessidade de ativação dos planos de contingência”, avalia a diretora de meteorologia da Secretaria de Defesa Civil, Tatiane Martins.

As estruturas de suporte às réguas foram doadas pela empresa Electro Aço Altona, de Blumenau. Já os medidores foram fornecidos pela Epagri, prestadora de serviços à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Continua após o anúncio

Para o secretário da Sedeci, Carlos Olimpio Menestrina, Blumenau está fortalecendo sua estrutura para melhor agir diante de um desastre. “Muito já aprendemos com as catástrofes, mas muito ainda temos a aprender. A Defesa Civil atualmente está bem preparada, tanto no quesito suporte técnico, quanto de equipe capacitada para enfrentar situações adversas”, salienta.

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga

postada em 18/08/2021 09:03 – 35 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais