- PUBLICIDADE GOOGLE-

Hidrocaldas se prepara para revolucionar turismo da Grande Florianópolis


Direção da Companhia, prefeito e vice-prefeito de Santo Amaro da Imperatriz e secretária adjunta de Estado da Fazenda e adjunto da Casa Civil se reuniram com deputado Marcos Vieira para tratar das ações em conjunto

Continua após o anúncio

Santo Amaro da Imperatriz está se preparando para se tornar referência mundial no tratamento de saúde, por meio da água termal. Para isso, o governo do Estado, com o secretário-adjunto da Casa Civil Juliano Chiodelli, a secretária-adjunta da Fazenda Michele Roncalio, o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz Ricardo Costa, o vice-prefeito Adailton Machado e a nova direção da companhia Hidrocaldas se reuniram com o deputado Marcos Vieira (PSDB), nesta segunda-feira (16), na Alesc.

A estância termal mais antiga do Brasil é administrada pela Companhia Hidrocaldas e, até 2017, fazia parte da Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (Codesc). Com a extinção da Codesc, em 2017, e por meio do Projeto de Lei 37, de autoria do deputado Marcos Vieira, o governo do Estado ficou autorizado a transferir as ações da Hidrocaldas para a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz.

Continua após o anuncio

Esta autorização aconteceu em 2020 pelas mãos do governador Carlos Moisés da Silva. “Santo Amaro esteve prestes a perder seu maior patrimônio em um leilão, então o deputado Marcos Vieira se empenhou em encontrar a solução para este problema e o governo do Estado agiu e evitou essa derrota”, explicou a secretária-adjunta da Fazenda Michele Roncalio.

Além disso, a prefeitura de Santo Amaro deixou de pagar R$ 70 mil ao mês de dívidas. “O prefeito da época Edésio Justen nunca atrasou uma prestação dessa dívida milionária e sempre fez de tudo o que estava ao seu alcance para viabilizar a companhia, mas anos e anos de descasos resultaram nesse problema”, disse o deputado Marcos Vieira.

Continua após o anúncio

A nova direção da Hidrocaldas, que tomou posse no dia 28 de julho de 2021, está fazendo todos os levantamentos financeiros e patrimoniais para que a estância possa voltar a operar normalmente. “Estamos capacitando 30 profissionais, em conjunto com a Universidade Federal, em um processo pioneiro no Brasil, e vamos atrair turistas do mundo todo, pois a água de Santo Amaro tem minerais que ajudam no tratamento de saúde e também em tratamentos estéticos”, explicou o prefeito Ricardo Costa.

De acordo com o secretário-adjunto da Casa Civil Juliano Chiodelli, o governo do Estado tem todo o interesse em desenvolver as bases para transformar o município e beneficiar Santa Catarina. “Para isso, o governador Carlos Moisés, também numa iniciativa do deputado Marcos Vieira e do secretário da Fazenda Paulo Eli, já destinou R$ 3 milhões para desenvolver um projeto com a Santur que servirá de piloto para todas as outras regiões”, disse Chiodelli.

Para o deputado Marcos Vieira, Santo Amaro tem todo o potencial para ser um polo de turismo nacional. “Por isso tem que ser feito parceria com a iniciativa privada e trazer redes de hotéis, ampliar o número de leitos e pensar em uma rodovia turística que também beneficie toda a Grande Florianópolis”, analisou o deputado.

O vice-prefeito de Santo Amaro Adailton Machado encerrou o encontro agradecendo o empenho do deputado Marcos Vieira. “As termas são um filho de Santo Amaro e nenhum santoamarense gostaria de ver a nossa maior riqueza indo embora, mas temos que reconhecer se não fosse o deputado Marocs Vieira e o governador Carlos Moisés, era isso que iria acontecer”, completou o vice-prefeito.

Uma nova reunião foi marcada para a segunda quinzena de setembro para que o diretor presidente Flávio Hamann e sua equipe possam apresentar o levantamento completo da estância.

“Santa Catarina tem atrativos em todas as regiões do Estado e precisa se adaptar e capacitar para trazer turistas do mundo todo”

Marcos Vieira – Deputado Estadual

“O governo do Estado agradece a preocupação do deputado Marcos Vieira em ajudar a solucionar um problema que se arrastava havia muito tempo”

Juliano Chiodelli- – Secretário Adjunto da Casa Civil

“Queremos ajudar a desenvolver o turismo no Estado, trazendo renda e dando visibilidade para a região de Santo Amaro da Imperatriz”

Michele Patricia Roncalio – Secretária-adjunta da Fazenda SC

“A água termal é rica em minerais que ajudam no tratamento de saúde e é o nosso maior patrimônio”

Ricardo Costa – Prefeito de Santo Amaro da Imperatriz

“Finalmente com a ajuda do deputado Marcos Vieira vamos revolucionar Santo Amaro e com certeza ajudaremos o Estado a ficar ainda mais conhecido”

Adailton Machado – Vice-Prefeito Santo Amaro da Imperatriz

“Temos uma grande missão que é a de sanear a companhia e a levar turistas para conhecerem a água termal que é reconhecida mundialmente”

Flávio Hamann – Diretor Presidente Hidrocaldas

História
Em 18 de março de 1818, Dom João VI baixou um decreto determinando a construção de um hospital devido às propriedades terapêuticas das águas.

Em 1845, Dom Pedro II e a imperatriz Thereza Cristina visitaram o município de Santo Amaro. Com a passagem do casal pela região, foi determinada a construção da primeira estância termal do Brasil e o local recebeu o nome de Caldas da Imperatriz.

Entenda o caso
A partir da década de 1970, o local passou a ser administrado pela Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz.

Em 7 de novembro de 1996, a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz firmou contrato com a Codesc para comprar a participação societária da Companhia nas Caldas.

Em agosto de 2017, através da Lei 17.220, de autoria do deputado Marcos Vieira e sancionada pelo então governador Raimundo Colombo, que extinguiu a Codesc, a Companhia Hidrocaldas voltou a ter o Estado como maior acionista. Na mesma lei, também foi solicitada – a pedido do prefeito Edésio Justen – a doação da estrutura ao município e o perdão da dívida do local com o Estado e a União.

Em 5 de abril de 2018, foi firmado o termo de devolução de capital nº 003/2018, que transferiu ao Estado a participação acionária que a Codesc detinha junto à Companhia Hidrocaldas e ao Hotel Plaza Caldas da Imperatriz.

Em fevereiro de 2019, passou a tramitar na Assembleia Legislativa um novo projeto do deputado Marcos Vieira solicitando que o Estado fizesse a doação ao município de Santo Amaro da Imperatriz das ações na Companhia Hidrocaldas.

Em 10 de setembro de 2020, o governador Carlos Moisés e o secretário da Fazenda Paulo Eli, em audiência com o deputado Marcos Vieira, o prefeito Edésio Justen e outras lideranças de Santo Amaro da Imperatriz, autorizaram que o Estado faça o saneamento das dívidas fiscais e trabalhistas.

Em 28 de julho de 2021, toma posse a nova diretoria da Hidrocaldas.

Em 16 de agosto de 2021, na Alesc, governo, Hidrocaldas, prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz e deputado Marcos Vieira promovem reunião de trabalho para definição de ações.

Comunicação Deputado Marcos Vieira – PSDB

Giancarlo Baraúna

(48) 9 9919-0691
Rodrigo Braga

(48) 9 9919-0592

Facebook: www.facebook.com/deputadomarcosvieira
Instagram: deputadomarcosvieira

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais