- PUBLICIDADE GOOGLE-

Centro de Controle de Pragas Urbanas alerta para cuidados com escorpiões


O Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) de Balneário Camboriú orienta sobre a prevenção de acidentes com escorpiões no município. Com as instabilidades climáticas, o índice de aparecimento do escorpião nas áreas urbanas está aumentando. O aparecimento do animal deve ser comunicado ao CCPU pelo telefone (47) 3366-4593.

Continua após o anúncio

Atualmente, equipes do Controle de Pragas Urbanas executam buscas desses animais à noite, utilizando lanternas de luz ultravioleta. Quando capturados, os escorpiões são encaminhados para identificação e a população próxima é orientada sobre os cuidados. As áreas com registro de escorpiões são monitoradas constantemente.

Os escorpiões mais comuns em Santa Catarina são o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e o escorpião-marrom (Tityus bahiensis). O veneno deste animal é fatal, por isso, ao ser picado o morador deve ir imediatamente ao Hospital Municipal Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairro dos Municípios), para receber o soro antiescorpiônico. Não é recomendado espremer ou sugar o local da picada, somente lavar com água e sabão.

Continua após o anuncio

Principais sintomas de uma picada de escorpião

A dor local ocorre imediatamente após o acidente, podendo ser discreta ou intensa, acompanhada ou não por formigamento. Alguns casos podem apresentar manifestações graves, como náuseas e vômitos, alteração de pressão sanguínea, agitação e falta de ar, principalmente em crianças e idosos.

Continua após o anúncio

Como previnir acidentes com escorpiões

O acidente com escorpião ocorre quando o animal é tocado ou se sente ameaçado. Para prevenir que este circule e prolifere em sua casa, é importante não acumular entulhos, sacudir as peças antes de vestir ou calçar, colocar telas nos ralos, elimitar possíveis reservatórios de água e remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros. É importante não acumular lixo no terreno, pois a sujeira atrai baratas, que servem de alimento para os escorpiões.

Em anexo está disponível um folder do Governo do Estado com todas as informações.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiário de Jornalismo: Lanume Weiss
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News   Baixar arquivo anexo desta matéria

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais