Planalto Norte une esforços em prol do avanço regional da inovação   


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Bento do Sul

O 1º Encontro Regional pela Inovação – Aliança Inova Planalto, realizado em Rio Negrinho na quarta-feira, 11 de agosto, foi mais um passo para fortalecer a inovação na região. Durante o encontro, ocorreu um convite para cidadãos, entidades, empresas e organizações para participar do Pacto pela Inovação do Planalto Norte Catarinense, que será assinado no dia 18 de outubro. 

No encontro, a prefeita de Campo Alegre, Alice Bayerl Grosskopf, o prefeito de São Bento do Sul, Antônio Joaquim Tomazini Filho, e o vice-prefeito de Rio Negrinho, Pablo Ribeiro – que representou o prefeito Caio César Treml –, assinaram a Carta dos Prefeitos pela Inovação. “Estamos comprometidos com o ‘Pacto pela Inovaçao do Planalto Norte’ e apoiaremos as causas deste tema nas instâncias em que os governos municipais possam atuar direta ou indiretamente, formando a ‘Aliança dos Prefeitos pela Inovação no Planalto Norte’. Conclamamos a participação de outros Prefeitos nesta Aliança. Inova Planalto!”, diz um trecho do documento. 

“Fico honrado em estar aqui em uma ação inédita e coordenada pelos municípios da região, um pacto local que reconhece a importância da inovação e da atuação dos gestores públicos municipais para que possamos construir uma região forte”, afirmou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, que representou o governador Carlos Moisés da Silva no evento. Ele lembrou que o Centro de Inovação da Região do Planalto Norte, que faz parte da Rede dos Centros de Inovação, está sendo construído em São Bento do Sul, mas pertence à região. 

“E isso é extremamente importante para termos consciência da relação que os outros municípios e os outros cidadãos têm em relação a este instrumento que o Estado está ajudando a proporcionar. O Centro de Inovação precisa de pessoas, de articulação política, de reconhecimento do setor empresarial, do engajamento das forças da academia e das forças locais. Como vocês estão fazendo aqui”, aentuou Holthausen.  

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDE), Luciano José Buligon, também saudou a iniciativa. “A inovação é nossa mola propulsora para o desenvolvimento e será fundamental nesta retomada econômica, após a pandemia. Nosso objetivo é fomentar a inovação em todas as regiões, por meio de núcleos, para assim fortalecer o ecossistema inovador de Santa Catarina, já referência no país. O Planalto Norte está dando este importante passo que contribuiu com o desenvolvimento do Estado.” 

O pacto 

O professor Delcio Pereira, diretor de ensino do Centro de Educação do Planalto Norte, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), explicou o que é o Pacto pela Inovação do Planalto Norte Catarinense. “O pacto é um movimento de diversas entidades que promovam e apoiem a ciência, a tecnologia e a inovação, o empreendedorismo, a educação na nossa região e que querem fazer dela um polo de referência de inovação e empreendedorismo.”

No dia 2 de setembro será realizado um workshop para organizar as ações em Campo Alegre. Depois, o documento será assinado no dia 18 de outubro. “O pacto seguirá o movimento que foi iniciado pelo Estado de Santa Catarina e, assim como na esfera estadual, motivado pelo entendimento de que há um grande potencial não explorado devido à falta de conexão e alinhamento entre entidades do ecossistema. O objetivo do pacto é desenvolver um ecossistema forte e hiperconectado para multiplicar, coordenar ações para a mesma direção”, disse o professor.  

O pacto é baseado em quatro eixos principais: conhecimento e talentos, acesso, capital e atração de investimentos, infraestrutura e redes de colaboração. 

Confira a apresentação do encontro  

Mais informações para a imprensa:

Maurício Frighetto
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 99932-4209
Site: www.fapesc.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook