- PUBLICIDADE GOOGLE-

Governo do Estado inaugura o Educa SC, projeto com canais de aulas na TV aberta


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Fotos: Divulgação/Ascom/SED

Continua após o anúncio

O Educa SC está no ar! Os dois canais, que incluem aulas e outros conteúdos pedagógicos na TV aberta, iniciaram a transmissão para a comunidade escolar catarinense na manhã desta segunda-feira, 16. A programação começou às 7h15, com uma breve apresentação do canal e acolhimento dos alunos e professores, seguida pelo primeiro bloco de aulas, dividido por cada série, que seria exibido até o meio-dia.

“Santa Catarina conseguiu avançar substancialmente com as aulas presenciais, mas entendemos que era o momento de fazer uma entrega na casa das pessoas. Nós precisávamos democratizar de forma ainda mais intensa o acesso ao ensino. O Educa SC veio para que possamos respirar educação 24 horas por dia”, destacou durante a abertura o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.

Continua após o anuncio

Os canais Educa SC em TV aberta foram criados para transmitir aulas de reforço e como complemento pedagógico para toda a comunidade escolar de Santa Catarina, inserindo os alunos além da rede estadual. Enquanto o canal .2 transmite aulas para alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, o canal .3 exibe conteúdos voltados aos alunos do 8º do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A transmissão das aulas é feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Amazonas.

O secretário-adjunto da SED, Vitor Balthazar, confirmou que os conteúdos foram validados pela equipe técnica e pedagógica da Secretaria. “Aproveitar esta expertise do Amazonas acelerou o processo de construção do projeto. É uma região que já fez isso anteriormente e nos mostra o caminho, para que nós iniciemos o segundo semestre letivo com toda esta estrutura. O conteúdo é alicerçado na Base Nacional Comum Curricular, está relacionado com a nossa realidade e conta com a interação dos nossos professores.”

Continua após o anúncio

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Neste primeiro dia, os alunos do Ensino Fundamental receberam conteúdos de Língua Portuguesa, enquanto os estudantes do Ensino Médio tiveram aulas de Geografia. Para ter acesso aos conteúdos e horários das aulas de toda a semana, os professores, pais e alunos podem baixar a grade de programação completa no portal on-line do Educa SC.

As aulas específicas de cada ano escolar têm duração de 20 a 30 minutos e são exibidas em sequência. Os conteúdos inéditos são transmitidos durante as manhãs e são reprisados às tardes, noites e finais de semana. As videoaulas também ficam disponíveis no site do Educa SC no dia seguinte às transmissões.

Para confirmar que assistiu à aula, o aluno precisa ‘marcar presença’ apontando a câmera do celular para um QR Code que aparecerá na tela da TV no início, meio e fim de cada aula. O código direciona o aluno para uma página do portal Educa SC onde ele deve digitar sua cidade, escola, matrícula e o código de validação que aparece na tela. Cada aula terá o próprio código, por isso os alunos devem anotá-lo para confirmar presença.

Para ter acesso aos conteúdos gratuitos, basta sintonizar a televisão nos seguintes canais, por região:

– Joinville: 8.2 e 8.3;

– Blumenau: 10.2 e 10.3;

– Itajaí: 7.2 e 7.3;

– Florianópolis: 4.2 e 4.3;

– Criciúma: 25.2 e 25.3;

– Chapecó: 10.2 e 10.3;

– Joaçaba: 26.2 e 26.3;

– Xanxerê: 3.2 e 3.3.

::: Perguntas e respostas sobre o Educa SC

Informações adicionais para imprensa:
Pedro Henrique Jacoby Cureau
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Fone: (48) 3664-0347
E-mail: [email protected]
www.sed.sc.gov.br 

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais