Simplifica Chapecó impulsiona novos negócios


Agilizar os processos burocráticos, reduzir o tempo médio para abertura de uma empresa no município e fortalecer os pequenos negócios locais. Com esses objetivos a Administração Municipal de Chapecó, no oeste catarinense, lançou nesta quinta-feira (12) um novo serviço de apoio ao setor empresarial e também para quem deseja empreender – o Simplifica Chapecó: impulsionando novos negócios.

A estrutura está localizada no térreo da antiga Prefeitura, na rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro. A prestação de serviço gratuita é um canal de contato permanente do Poder Público com os empreendedores para solucionar desafios, esclarecer dúvidas, transmitir informações essenciais, e disponibilizar oportunidades de aperfeiçoamento da gestão empresarial. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

O vice-prefeito Itamar Agnoletto enalteceu que o Simplifica Chapecó foi concedido com o propósito de ajudar o setor empresarial e para impulsionar ainda mais o desenvolvimento local. “Estamos muito orgulhosos dessa proposta, principalmente, neste mês em que comemoramos 104 anos. Desde o início do ano várias medidas foram colocadas em prática, como: lei que cria zoneamentos especiais nos contornos viários; desburocratização do Alvará Sanitário; dispensa de autenticação de cópia de diversos documentos e facilitação para emissão de consulta prévia ”, enalteceu.

O secretário de Coordenação de Governo e Gestão, Thiago Felipe Etges, explicou que o serviço está preparado, estruturado e organizado para atender os empreendedores. “Neste prédio concentramos em um espaço multissetorial todos os setores que interagem para a liberação de funcionamento de uma empresa. A atuação está focada na redução do tempo de espera de quem deseja empreender e em agilizar os processos burocráticos”, enfatizou ao comentar que o horário de atendimento é das 7h às 19 horas.

Conforme o secretário da Fazenda, Moacir Rohr, atualmente o tempo médio para abertura de uma nova empresa em Chapecó é de dois a três dias. “Com o Simplifica Chapecó queremos reduzir essa espera para 24 horas no máximo ou se possível para o mesmo dia. Além disso, auxiliaremos os empresários com informações, cursos, capacitações e consultorias para o aprimoramento da gestão, melhoria da produtividade e inserção de tecnologias”, antecipou.

Segundo o representante do Legislativo Municipal e vereador, André Kovaleski, a Câmara de Vereadores tem participado ativamente junto com o Executivo nas decisões voltadas ao desenvolvimento. “A inauguração do Simplifica Chapecó representa que o município está de portas abertas para novos negócios e deseja um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades econômicas”, enfatizou.

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, o capital social da cidade faz toda a diferença para seu desenvolvimento. “Chapecó é referência em muitas áreas, exemplo disso é o modelo do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó que tem avançado de maneira positiva e próspera”, ressaltou ao comentar que a nova Unidade do Sebrae/SC de Chapecó, localizada na Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Brasão Avenida) será entregue neste mês.

Cidade Empreendedora

O consultor articulador do Cidade Empreendedora na região oeste, Américo do Nascimento Junior, apresentou os eixos prioritários do programa: Liderança, Compras Públicas, Desburocratização, Educação Empreendedora e Simplifica Chapecó. O Poder Público também definiu como verticais estratégicas: Oficina Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro; Elo – Agricultura Familiar e Compras Públicas; Desenvolvimento e Promoção do Turismo; Curso de Capacitação para Secretários e Gestores Municipais; Bright Cities + Pegem; Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPS), Aceleradora de MEI (on-line) e Pack de Atendimento às Demandas Pedem.

Comente com o Facebook