Secretaria de Saúde e Hemosc de Criciúma criam campanha para estimular doação de sangue


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Com a baixa nos estoques de sangue, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) de Criciúma planejam uma ação para incentivar a doação no município. A ideia é distribuir folders informativos no Salão Paroquial da Santa Barbará, durante a imunização da população contra o coronavírus.

“O nosso objetivo é resgatar a população que não estava tão confiante para doar, por conta da pandemia, e agora já está vacinada e se sentindo mais segura para o ato”, explicou o coordenador da Divisão Técnica do Hemocentro Regional de Criciúma, Rafael Luiz da Silva.

Atualmente, o Hemosc necessita de doações, principalmente dos tipos sanguíneos A e O. “Apesar de um junho vermelho muito positivo, em julho e este começo de agosto os números caíram bastante”, comentou Rafael.

O Hemocentro de Criciúma, por exemplo, possui capacidade para atender diariamente até 80 candidatos. “Tem dias que estamos recebendo apenas 30 doações. Então, está muito abaixo da nossa necessidade que seria de 60 a 70 bolsas por dia, com capacidade máxima de 80”, informou.

Doação e Covid-19

Pessoas que tiveram Covid-19 devem esperar um mês após o término dos sintomas para realizar doação de sangue. “Essa é a nossa recomendação, seguindo isso o paciente já pode procurar o Hemosc”, disse Rafael.

Imunização

Outra recomendação é quanto ao prazo de espera após a aplicação da vacina. “Quem fez Coronavac deve aguardar dois dias depois de cada dose; AstraZeneca, Pfizer, Janssen, sete dias”, orientou.

Doação

Os interessados em doar sangue devem agendar um horário pelo telefone (48) 3444-7410 ou pelo link:  https://hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html.
 

Comente com o Facebook