- PUBLICIDADE GOOGLE-

Deputados comemoram aplicação de medicamento para AME em Concórdia


Os deputados Neodi Saretta e Fabiano da Luz usaram a Tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (11), para comemorar a criação do Centro de Referência Regional para aplicação do medicamento nusinersena, pelo SUS, e acompanhamento dos pacientes com diagnóstico de Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo I, no Hospital São Francisco, em Concórdia.

Continua após o anúncio

Em Santa Catarina, o acompanhamento dos pacientes com diagnóstico da doença e a aplicação do fármaco ocorrem apenas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, até então, o único Serviço de Referência em Doenças Raras habilitado pelo Ministério da Saúde e o único Centro de Referência para AME.

“Recebemos a notícia com muita alegria, porque era uma reivindicação antiga nossa junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é um alívio saber que isto vai ser possível, não havendo mais a necessidade das crianças fazerem esta longa viagem para a capital do Estado. A aplicação do medicamento deve começar na próxima semana em dois pacientes”, disse Saretta. Segundo ele, há hospitais com grande estrutura na região e o credenciamento do Hospital São Francisco, de Concórdia, vai atender pacientes de toda a região oeste e extremo-oeste.

Continua após o anuncio

O deputado Fabiano da Luz destacou que foi mais um passo nesta luta pelas crianças com AME no Parlamento, que já obteve avanços quando governador acatou e isentou o ICMS dos medicamentos. “Mas ainda havia uma grande dificuldade para as crianças que precisam da aplicação a cada três meses ou quatro meses e tinham que se deslocar do Oeste para Florianópolis de ambulância, por 10 horas para vir tomar a medicação e 10 horas para voltar. Uma viagem torturante para as crianças e para as famílias.”

Juliana Wilke

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  [email protected]
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais