- PUBLICIDADE GOOGLE-

Governo do Estado vai investir R$ 20 milhões na reforma do Museu do Mar


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Márcio Henrique Martins/FCC

Continua após o anúncio

O governador Carlos Moisés e o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Edinho Lemos, anunciaram na manhã desta quarta-feira, 11, o investimento de R$ 20 milhões para licitação e reforma completa do Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras. O espaço, localizado em São Francisco do Sul, é o quinto maior do mundo em acervo e o primeiro da América Latina. “Essa intervenção é importantíssima e histórica”, destacou Moisés.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que se comemora a Data Magna do Estado, 11 de agosto, quando foi criada a Capitania de Santa Catarina no ano de 1738. Todos os anos, de acordo com a lei 15.109/10, neste dia, a Capital é transferida, simbolicamente, para o município localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, como marco por se tratar da cidade mais antiga do estado.

Continua após o anuncio

“A FCC se sente lisonjeada porque, desde 1993, ano de inauguração do Museu Nacional do Mar, nunca aconteceu uma reforma destas, completa, numa monta tão grande como a que está sendo feita pelo Governo do Estado”, comemorou o Edinho Lemos.

O Museu

Continua após o anúncio

O Museu Nacional do Mar está abrigado nos galpões de uma extinta empresa de navegação. Foi criado em 1991 pelo decreto 615, de 10 de setembro, inaugurado em dezembro de 1992 e aberto oficialmente à visitação do público no início de 1993. O espaço pode ser compreendido como um território para a salvaguarda do patrimônio naval brasileiro, reunindo em seu acervo uma grande diversidade de embarcações de várias regiões do país.

A ideia de se criar um museu no local surgiu na década de 1980, durante os estudos para o tombamento do centro histórico de São Francisco do Sul. O espaço não poderia ser mais oportuno: ainda hoje é possível visualizar os trilhos para vagonetes que ligavam os amplos galpões aos trapiches, onde atracavam os navios da empresa de navegação que faziam o transporte de erva-mate, sal e outros produtos. Além disso, a construção está em sintonia com a bela Baía da Babitonga, a qual é possível vislumbrar logo na entrada do museu e durante boa parte do percurso da exposição.

Entre 2003 e 2004, o local passou por obras para receber uma grande diversidade de embarcações. O acervo está organizado em salas divididas por temas. Entre as peças disponíveis à visitação do público, estão barcos em tamanho natural, peças de modelismo e artesanato naval. O acervo conta ainda com traineiras, botes, jangadas (de cinco paus e de tábuas), saveiros da Bahia e o cúter do Maranhão.

Informações adicionais para a imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Cultura – FCC
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3664-2571/ 98802-1822
Site: www.fcc.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais