Dia do Estudante: alunos são exemplos de dedicação na busca de um futuro melhor


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A escola tem um papel fundamental na construção do ser humano, sendo a porta de entrada para o conhecimento e as oportunidades de futuro. o aluno tem a chance de explorar e ampliar o seu conhecimento com atividades realizadas dentro e fora da sala de aula. Assim, o Dia do Estudante, celebrado nesta quarta-feira (11), é uma forma que a Secretaria de Educação encontrou de enaltecer o desempenho dos alunos da rede municipal e reconhecer a importância das aulas presencial, possibilitando ações extracurriculares para as crianças e adolescentes das 65 escolas municipais.

A secretaria fornece atividades e projetos extracurriculares, como aulas de robótica, de inglês online, Clubes da Matemática, Aulas Culturais, Projae etc. Estas ações, possibilitaram o município a conquistar diversas medalhas em competições importantes, como a OBMEP, a Olimpíada Internacional de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Inclusive, a primeira conquista do município deste ano foi 24 medalhas na OBA.

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Padre José Francisco Bertero, Pedro Henrique Do Nascimento Urbano e Beatriz Zaboti Florencio foram os dois medalhistas da unidade escolar. Na escola foram quatro alunos inscritos na iniciativa. Para o estudante Pedro, o resultado da medalha de ouro foi uma grande surpresa.“Eu amo o espaço e os planetas. Hoje, não prestamos atenção no céu, e sim, nas tecnologias e no celular, mas as pessoas não sabem o quão imenso é o universo e não é somente estrelas, vai além disso. Eu fiquei muito feliz com resultado e não acreditei”, frisou.

A professora de Ciências da unidade, Michele Mezari de Oliveira, ressaltou que as temáticas da prova seriam abordadas na sala de aula e ela viu na OBA uma oportunidade de incentivar os alunos a estudarem e buscarem mais conhecimento. “O interesse foi todo deles, o nosso papel foi somente a motivação. Fizemos um grupo de WhatsApp, onde trocávamos informações, eles fizeram simulados, estudavam depois da aula, eles fizeram tudo”, comentou. “Com o resultado do ano passado, acreditamos que ano que vem mais alunos vão querer participar também. Em paralelo, também vamos desenvolver um foguete para participar da MOB FOG, outra ação desenvolvida pela OBA”, completou a professora.

O papel na escola da vida dos alunos

Tanto o Pedro Henrique quanto a Beatriz descrevem a escola como um lugar de oportunidades e ambos são engajados em todas as atividades fornecidas pela escola. “O que eu percebo da minha antiga escola para essa é o que os professores incentivam a gente a participar dos projetos e sempre nos motivam e isso é muito bom para o futuro”, comentou a aluna Beatriz.

Quando perguntado o que mais gostava da escola, Pedro respondeu “Tudo. Eu amo tudo”. O aluno também é ativo nas atividades extracurriculares e contou que quando era pequeno pensava em ser desenhista, mas que a ciência está no seu foco agora. “Temos muitas oportunidades aqui, sei que como sou uma estudante de escola pública e preciso estudar muito para ter um futuro melhor”, completou a aluna Beatriz.

A professora Michele estudou na Escola José Bertero na infância e voltou para atuar na unidade. “É uma honra para mim, voltar para a minha escola da infância e querer fazer o melhor para os alunos e dar mais condições para os estudantes”, acrescentou.

Premiação da rede municipal

Com todas essas ações desenvolvidas desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação está colhendo os frutos em competições nacionais e internacionais. Desde então, já foram 20 medalhas na OBMEP, 19 na Asia International Mathematical Olympiad (Aimo), ou Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia e na OBA foram 56.

Conforme o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim, muitas ações foram planejadas e executadas para atenderem as necessidades dos estudantes. Como a reformulação do currículo, a partir da Base Nacional Comum Curricular, implantação do componente curricular da Língua Inglesa, desde o primeiro ano, o empreendedorismo, entre outros.

Tudo que fazemos na secretaria é para os nossos alunos. E neste Dia do Estudante é uma data muito especial para nós, pois podemos comemorar os bons resultados em competições, em ações desenvolvidas e na dedicação dessas crianças e adolescentes. Sabemos da importância da escola na vida desses estudantes, principalmente com o retorno às aulas presenciais”, frisou o secretário municipal, Miri Dagostim.

Comente com o Facebook