- PUBLICIDADE GOOGLE-

Biblioteca Pública Municipal de Chapecó promove evento em alusão aos 200 anos de Anita Garibaldi


A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella promove, nesta terça-feira (10), às 19h, o bate-papo “Anita Garibaldi além do tempo: 200 anos do nascimento da heroína”. O evento tem o objetivo de valorizar a história de Anita e comemorar o seu bicentenário, que se completa neste mês de agosto. A conversa contará com a presença de Thais Dutra, jornalista, tradicionalista e autora de um livro sobre a “heroína de dois mundos”.

Continua após o anúncio

O evento será realizado de forma presencial, na sede da Biblioteca Pública, respeitando os protocolos sanitários e com público limitado. Durante o mês de setembro, nos dias 3 e 10, o mesmo bate-papo será realizado no CEU das Artes, no Bairro Efapi, com alunos de 7ª e 8ª série. A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella está localizada no calçadão da Rua Benjamin Constant, 110E, Centro.

Anita Garibaldi

Continua após o anuncio

Anita Garibaldi nasceu em Laguna, no dia 30 de agosto de 1821. Revolucionária, esteve envolvida na Guerra dos Farrapos e nos processos de unificação da Itália, junto com seu marido Giuseppe Garibaldi, por isso é conhecida como “heroína de dois mundos”.

É considerada, no Brasil e na Itália, um exemplo de coragem e de força feminina. Desde 2012 conta com seu nome imortalizado no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília. Em 2020, foi homenageada, por botânicos italianos, com a criação de uma espécie híbrida de rosa especialmente desenvolvida para marcar seu bicentenário. Mudas da planta foram plantadas em sete cidades catarinenses por onde Anita passou durante sua vida: Tubarão, Lages, Anita Garibaldi, Curitibanos, Laguna, Garopaba e Imbituba, além dos jardins do Palácio Cruz e Sousa em Florianópolis.

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais