- PUBLICIDADE GOOGLE-

Escola cívico-militar de Biguaçu recebe visita de representantes do governo federal


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Fotos: Divulgação/SED

Continua após o anúncio

Representantes dos Ministérios da Defesa e da Educação realizaram visita técnica na manhã desta quinta-feira, 5, à EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza, em Biguaçu, uma das sete escolas cívico-militares da rede estadual de ensino. A visita foi acompanhada pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, e pela vice-governadora Daniela Reinehr. As unidades cívico-militares são uma iniciativa que promove a participação de militares inativos nas atividades administrativas e didático-pedagógicas da rede estadual.

“A educação de Santa Catarina tem sido uma pauta fundamental do governo. Temos investimentos que reverberam este movimento. Esta modalidade é solicitada com frequência à Secretaria de Estado da Educação para ser levada a mais escolas e municípios, o que nos dá certeza de que essa educação é o que transformará a vida de pessoas e este país”, afirmou o secretário Luiz Fernando Vampiro.

Continua após o anuncio

A EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza aderiu ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2020. Nos últimos dois anos, o número de alunos da escola aumentou de 838 para 989, um crescimento de 18%. Foram criadas três novas salas e quatro novas turmas para atender à alta na demanda. A vice-governadora Daniela Reinehr acompanhou a agenda e relatou receber inúmeros pedidos pela implantação de novas escolas cívico-militares no estado. “Isso mostra o quanto Santa Catarina gosta do programa. Eu parabenizo toda a equipe pelo excelente trabalho que tem feito até aqui.”

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
O secretário Luiz Fernando Vampiro

Continua após o anúncio

Segundo o Coordenador Geral de Implementação das Escolas Cívico-Militares no Ministério da Educação, coronel Freibergue Rubem do Nascimento, a quantidade de unidades que poderão aderir ao modelo nos próximos meses deve aumentar. “Trouxemos o Pecim como um meio de reverter uma situação desfavorável na área da educação. Santa Catarina é um estado estratégico porque as práticas que se apresentam aqui a gente consegue espalhar para todo o país.”

Em maio, o governador Carlos Moisés e o secretário Luiz Fernando Vampiro entregaram ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, a solicitação para implementação de mais três escolas cívico-militares nos municípios de Lages, Jaraguá do Sul e Camboriú.

“O que foi apresentado pelo secretário mostra como Santa Catarina avançou e é um case de implantação na área de ensino, que é a base de tudo. Não tem forma de preparar nossa sociedade com uma condição melhor que não passe pelo ensino. Eu parabenizo o Estado pela coragem e por serem um modelo para todo o país”, afirmou o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, tenente Jeferson Domingues de Freitas.

Durante a visita técnica, a diretora da escola, Paula Andrea dos Passos, apresentou os detalhes da implementação da unidade ao modelo cívico-militar. “Somos todos funcionários da escola e trabalhamos por um objetivo comum, visando sempre ao nosso bem maior, que são os alunos. Estamos juntos nesta jornada, para fazer que a escola seja referência em Santa Catarina”, disse a gestora.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
A vice-governadora Daniela Reinehr fala aos visitantes

Além da EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza, também aderiram ao modelo cívico-militar em Santa Catarina a EEB Joaquim Ramos, em Criciúma; a EEB Henrique Fontes, em Tubarão; a EEB Cel. Pedro Christiano Feddersen, em Blumenau; a EEB Profª Irene Stonoga, em Chapecó; a EEB Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva, em São Miguel do Oeste; e a EEB Prof. Ângelo Cascaes Tancredo, no município de Palhoça, onde irá ocorrer outra visita técnica nesta sexta-feira, 6.

Informações adicionais para imprensa:
Gabriel Duwe de Lima
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Fone: (48) 3664-0347 / (48) 99698-4543
E-mail: [email protected]
www.sed.sc.gov.br 

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais