- PUBLICIDADE GOOGLE-

Saretta lamenta precarização do INSS e pede contratação de mais servidores


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, através de um pedido do deputado Neodi Saretta (PT), realizou audiência pública para tratar das questões relacionadas aos segurados do INSS e precarização dos serviços. O objetivo do debate foi buscar soluções para problemas gerados com o aumento de dificuldades de atendimento pela população junto ao INSS. Saretta, que também é presidente da comissão, disse que a situação do INSS em Santa Catarina é bastante complicada, e tem causado angústia em todos que buscam atendimento. “Além de poucos servidores, a população tem encontrado dificuldade em acessar os serviços do meio digital. Além disso, mais de 80% da população que procura o INSS recebe em média dois salários mínimos e nem todos têm acesso aos meios digitais”, lamentou.

Continua após o anúncio

De acordo com o deputado, as demandas apontadas pelos representantes de várias entidades ligadas à questão serão encaminhadas ao INSS (que foi convidado, mas não enviou representante), ao Fórum Parlamentar Catarinense e aos ministérios do Trabalho e da Economia. “Ficou claro que é fundamental a criação de concursos públicos para a contratação de mais servidores, a reabertura de agências do INSS com atendimento presencial, ter mais estrutura para a parte digital da Previdência, investimentos por parte do INSS na divulgação e treinamento de acesso aos meios digitais, e a não aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 3914/2020, que pretende aprovar que os segurados paguem pelas perícias médicas judiciais”, destacou o parlamentar.

Saretta enfatizou que não da para continuar com o desmonte do Estado Brasileiro e com a precarização dos serviços e, se há servidores sobrando, não é o caso do INSS. “O serviço está muito precário e estamos falando de pessoas que precisam do auxílio saúde, ou dar entrada na aposentadoria. Não é privilégio, é necessidade. Portanto, é fundamental a sensibilidade e resolução dessas questões.”

Continua após o anuncio

Ao final, o deputado fez questão de elogiar os poucos servidores do INSS que estão trabalhando e se desdobrando para atender a população. “Para tentar dar andamento nos pedidos, muitos servidores têm levado trabalho para fazer em casa durante à noite e nos finais de semana, por isso merecem todo o nosso respeito”.

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: [email protected]
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Palácio Barriga Verde – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais