- PUBLICIDADE GOOGLE-

Hoje é dia: Ney Matogrosso faz 80 anos; assista e ouça mais do cantor

E o que me importa é não estar vencido

Minha vida, meus mortos, meus caminhos tortos

meu sangue latino, minha alma cativa
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE NewsNotícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Era o ano de 1973 quando os versos de Sangue Latino (de João Ricardo e Paulinho Mendonça) saíam de uma forma especial da voz de um jovem cantor, de aparência andrógina, vindo de Bela Vista (MS) e que faria história a partir daquele primeiro disco do grupo Secos e Molhados (que incluiu, entre as músicas, Rosa de Hiroshima, e vendeu mais de um milhão de cópias).

Continua após o anúncio

No ano seguinte, Ney de Souza Pereira, que adotou o apelido Ney Matogrosso, faria mais um LP com a banda, e depois partiria para a carreira solo. Mais 33 discos e uma das histórias mais marcantes da música brasileira.

Neste domingo (1º), Ney completa 80 anos. O aniversário do artista é uma das datas a serem celebradas nesta primeira semana de agosto. A coluna Hoje é Dia mostra que o acervo de veículos da EBC é vasto dessa trajetória de cinco décadas de carreira, reinventada em talento e visibilizada pelas impactantes transformações no palco.  

Continua após o anuncio

Confira homenagem que o Programa Momento Três fez há cinco anos para o aniversário de Ney Matogrosso.

* Ouça aqui a versão da banda Nenhum de Nós para a música Sangue Latino, veiculada pelo Painel Nacional.

Continua após o anúncio

No ano de 2014, no programa Sem Censura, Ney Matogrosso ratificou que o seu trabalho de palco mistura o cantor e o ator em toda a carreira para sempre contar uma história. “Eu nunca subi no palco como uma pessoa, mas como uma personagem”, disse.

Confira abaixo o programa

O artista voltou a tratar sobre esse assunto no programa Estação Plural, também da TV Brasil. Para ele, essa personagem é um híbrido masculino, feminino, inseto, ave, felino…  “Eu gostaria de ser uma águia, um tigre. No palco eu realizo tudo isso”. O artista lembrou-se, na ocasião, que saiu de casa com 17 anos de idade e foi ser militar da Aeronáutica. Chegou também a ser enfermeiro. Mas o destino dele seria a música.

Confira abaixo no programa Estação Plural

No programa, o crítico Jotabê Medeiros explicou que uma revolução realizada pelo Ney Matogrosso foi comportamental. “Ele demonstrou talento extraordinário com uma trajetória particular. Ele é um cara de cena. Um talento cênico excepcional. Ele seria excepcional em qualquer cultura. Trata-se de um interprete de leque inacreditável”.

O crítico contextualiza que a obra do artista se renova sempre, tanto que mantém um diálogo muito rico com novas gerações. Ainda no Estação Plural, o diretor de arte Marcus Preto acrescenta que Ney foi sempre capaz de transitar por vários gêneros. “Com uma capacidade cênica que o transformou em um dos “maiores artistas do mundo”. 

Ney Matogrosso explicou que seu estilo marcante desde os tempos do Secos e Molhados surgiu a partir de reflexões sobre o espaço de representações. “Por que um bailarino pode ter um gesto mais poético e um cantor não pode? Aí quando eu via que as pessoas ficavam perturbadas, descobri que era o caminho. Não podemos ficar parados em trilhos. Sem questionar nada (…) Não tem lado ruim em ser transgressor”, afirmou.

Nas entrevistas, Ney Matogrosso explica que o ser “híbrido” dos palcos desaparece ao final das performances, e dá lugar a uma pessoa mais tranquila.  Para ouvir mais de Ney, em um estilo diferente, ouça interpretação dele em especial para homenagear o cantor Lupicínio Rodrigues.

Baque

Ainda no campo da música, este domingo também é dia do maracatu. Uma manifestação cultural que, há sete anos, foi celebrada como patrimônio imaterial do Brasil.  No baque solto, ou maracatu rural, ou no baque virado, o maracatu-nação, faz parte da identidade cultural principalmente pernambucana.

Há nove anos, o programa Expedições, da TV Brasil mostrou quatro grupos: Estrela Brilhante de Igarassu, Piaba de Ouro, Beija-Flor de Aliança e Maracatu Nação Pernambuco. A atração recorda ainda que o ritmo foi perseguido pelos colonizadores, mas sobreviveu para contar uma história de amor e luta.

Uma cultura vivíssima, nas áreas urbanas e rurais, e que fica mais visível para o país inteiro no período de Carnaval. 

Confira abaixo o programa

Aleitamento materno

Este domingo, também, é dia para uma reflexão especial sobre a importância do estímulo ao aleitamento materno para a saúde dos bebês. Por isso, chamado de “Agosto Dourado”. Trata-se do dia mundial para a conscientização a respeito do tema.

 A nutricionista Gisele Noronha, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou, há quatro anos, para o Tarde Nacional que o leite materno é uma “primeira vacina” e é o melhor alimento que existe. “Não existe no mundo alimento igual a ele. Ele é totalmente completo e dá tudo o que um bebê precisa, tanto em relação à sua composição nutricional, quanto pelo aspecto imunológico”. Confira aqui a entrevista

Ouça mais reportagens de rádio sobre o assunto 

Assista a reportagens da TV Brasil sobre o tema 

Em maio deste ano, inclusive, o Brasil lançou campanha para incentivar a doação de leite humano.  A Agência Brasil  registrou que o Brasil conta com 222 bancos de leite materno e 220 pontos de coleta. No ano passado, foram doados 229 mil litros de leite materno por 182 mil mulheres. Esses números marcaram um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior. Mas, segundo o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, ainda só representa 64% do necessário.

Contra a violência

Ainda nesta semana, no sábado (7 de agosto), completam-se 15 anos da aprovação da Lei Maria da Penha ( nº 11.340), que tem sido fundamental para coibir a violência doméstica contra a mulher.

A atenção a esse tema resulta diariamente em reportagens e programas em todos os veículos da EBC. Desde o início da pandemia, a Agência Brasil tem chamado atenção para o aumento da violência doméstica e as subnotificações.

O programa Caminhos da Reportagem também destacou a questão no ano passado.  “Os números nos permitem dizer que temos violência doméstica em perto de 40% dos lares”, afirmou a diretora do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo. O programa conversou com mulheres que conseguiram romper o ciclo da violência doméstica e criaram projetos para ajudar outras mulheres a fazerem o mesmo. Para elas, o amparo da lei Maria da Penha e uma forte rede de apoio, formada pela família, por amigos e vizinhos foram fundamentais. 

Confira o programa

Na Rádio Nacional da Amazônia, o programa Viva Maria, há quase 40 anos, destaca questões de gênero, como é a luta contra a violência doméstica. Confira mais no acervo do programa  Viva Maria.

Confira a lista semanal com datas, fatos históricos e feriados

1 a 7 de Agosto de 2021

1

Nascimento do radialista, ator e compositor José Carlos de Souza, o Zé Zuca (70 anos)

Nascimento do cantor, compositor, dançarino, ator e diretor sul mato-grossense Ney de Souza Pereira, o Ney Matogrosso (80 anos)

Nascimento do compositor, bacharel em direito e diplomata paranaense Brasílio Itiberê da Cunha (175 anos)

Dia do Poeta de Literatura de Cordel

Dia Mundial do Aleitamento Materno – comemoração internacional, que foi criada em 1992 pela Aliança de Ação Mundial pró-amamentação para ser festejada na data da abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno ; promove o exercício da amamentação natural para bebês de até 2 anos de idade e combate a desnutrição infantil, tendo em vista que o leite materno além de alimentar e garantir a saúde através do colostro, também imuniza contra doenças respiratórias e crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose

Dia Nacional do Selo – dia da emissão do primeiro selo postal brasileiro

Dia Nacional do Maracatu – data comemorada inicialmente mediante lei estadual de Pernambuco desde 1997, motivada pela data de morte do Mestre Luís de França, foi aprovada pela Câmara dos Deputados com o PL 7133/17

Criação do Parque Nacional da Serra da Cutia em Rondônia (20 anos)

Primeira transmissão do Programa Calendário Kolynos, na Rádio Nacional (66 anos)

2

Morte do ator e comediante fluminense Ary Leite (35 anos)

Morte do ator paulista Ítalo Rossi (10 anos)

Nascimento do cantor e compositor fluminense Sérgio Murilo Moreira Rosa (80 anos) – começou a cantar no programa Trem da Alegria comandado pelo Trio de Osso, composto por Yara Salles, Heber de Bôscoli e Lamartine Babo, que fez muito sucesso na Rádio Nacional do Rio de Janeiro no início dos anos 1950

3

Nascimento do cantor estadunidense Anthony Dominick Benedetto, o Tony Bennett (95 anos)

Morte da soprano alemã Elisabeth Schwarzkopf (15 anos) – foi uma das principais sopranos, do período pós-Segunda Guerra Mundial, alvo de grande admiração pelas suas interpretações de Mozart, Schubert, Strauss e Wolf

Brasil vence a Rússia por 3 a 2 e fatura o bronze nos jogos olímpicos de Atlanta (25 anos) – Foi a primeira medalha olímpica do Brasil no voleibol feminino

Dia do Capoeirista – apesar de haver polêmicas sobre a definição dessa data, ela é referenciada em sites oficiais de órgãos federais e vários estados a incluíram em seus calendários

Primeira irradiação do Programa Nada Além de Dois Minutos, na Rádio Nacional (74 anos)

4

Nascimento do músico estadunidense Louis Armstrong (120 anos)

Nascimento do político estadunidense Barack Hussein Obama II (60 anos) – serviu como o 44º presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, sendo o primeiro afro-americano a ocupar o cargo

Nascimento do sambista fluminense Domingos da Costa Ferreira, o Dominguinhos do Estácio (80 anos) – é um compositor e intérprete de samba-enredo carioca. atualmente intérprete de apoio da Unidos do Viradouro

Dia do Padre – a celebração é feita na mesma data em que é lembrado o santo padroeiro dos sacerdotes, São João Maria Vianney

Lançamento do programa Caricaturas, na Rádio Nacional (74 anos) – veiculado entre fim da década de 40 e início da década de 50, em cada episódio, uma personalidade era homenageada com a dramatização de momentos marcantes de sua biografia

5

Nascimento do compositor francês Ambroise Thomas (210 anos) – foi um compositor de ópera e professor de música, conhecido pelas suas óperas, Mignon (1866), Hamlet (1868, de Shakespeare) e como diretor do Conservatório de Paris (1871-1896)

Morte do cantor e compositor mineiro Vander Lee (05 anos)

Nascimento do escritor fluminense João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, o João do Rio (140 anos)

Nascimento do baterista, percussionista e compositor catarinense Airto Moreira (80 anos) – músico radicado nos EUA, participou de vários grupos musicais importantes na história da música instrumental brasileira e mundial

Cerimônia de abertura inicia os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (05 anos)

Dia Nacional da Saúde – comemoração do Brasil, que foi instituída pela Lei Nº 5.352 de 8 de novembro de 1967, com a finalidade de promover a educação sanitária e despertar no povo, a consciência do valor da saúde

Dia Nacional da Vigilância Sanitária – comemoração do Brasil, que foi criada pela Lei Nº 13.098 de 27 de janeiro de 2015; durante essa data, deverão ser realizadas atividades celebrativas envolvendo o Sistema Único de Saúde e o Sistema de Vigilância Sanitária em todas as esferas de governo

6

Morte do cirurgião plástico, professor e escritor mineiro Ivo Pitanguy (05 anos) – foi um cirurgião plástico, professor e escritor brasileiro, membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras

Nascimento do saxofonista, flautista e clarinetista estadunidense Buddy Collette (100 anos) – foi muito influente no blues, tocando com grandes nomes como o saxofonista Dexter Gordon, baterista Chico Hamilton e seu grande amigo, o baixista Charles Mingus

Morte do escritor baiano Jorge Amado (20 anos)

A A World Wide Web é aberta ao público (30 anos)

Dia Internacional da Cerveja – (data móvel, na primeira sexta-feira de agosto) comemoração móvel internacional, que foi lançada em 2007 na cidade norte-americana de São Francisco na Califórnia, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 1 de agosto e 7 de agosto de cada ano no calendário gregoriano, na primeira sexta-feira do mês

7

Sancionada no Brasil a Lei Maria da Penha, considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres (15 anos)

Dia Estadual em comemoração a Lei Maria da Penha

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais