Prefeitura inicia capacitação de moradores para situações de desastres


A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil, inicia hoje (27), na comunidade da Mariquinha, a primeira aula de capacitação e orientação para possíveis ocorrências de desastres naturais. O projeto, que vai atender mais de 250 participantes em 10 comunidades de Florianópolis, oferece capacitação sobre primeiros socorros, áreas de risco da Capital e outros temas úteis durante ações de desastres.
 
Serão, ao todo, cinco aulas, tendo cada uma duas horas de duração. Entre os temas abordados estão o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, primeiros socorros, percepção de riscos geológicos, percepção de riscos em edificações vulneráveis e educação ambiental. O curso será realizado pela Defesa Civil de Florianópolis, de forma presencial e com cerca de 30 participantes em cada aula, respeitando as medidas de segurança contra a Covid-19.
 
O secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Araújo Gomes, fala sobre os benefícios que a capacitação trará para as comunidades. “O impacto da capacitação será muito positivo para as comunidades, porque os moradores aprenderão como lidar em situações extremas, tendo capacidade de ajudar, inclusive, o trabalho da defesa civil durante possíveis desastres”.
 
“Nosso objetivo é, basicamente, desenvolver um processo de orientação permanente com a população para prevenir. O foco é minimizar os riscos à vida e prejuízos em situações de desastres nas áreas de risco”, explica o Assessor Técnico da Defesa Civil e Coordenador da iniciativa, Samuel Vidal.
  
Abaixo, o calendário completo com as primeiras aulas do curso por comunidades:
  
Núcleo Mariquinha: Aula 01: 27/07 (terça-feira); 
Núcleo Santa Mônica: Aula 01: 29/07 (quinta-feira); 
Núcleo Costeira: Aula 01: 05/08 (quinta-feira); 
Núcleo Monte Serrat: Aula 01: 03/08 (terça-feira); 
Núcleo Morro Do Mosquito: Aula 01: 10/08 (terça-feira);
Núcleo Comunidade do Arvoredo (Siri): Aula 01: 12/08 (quinta-feira); 
Núcleo Morro da Queimada: Aula 01: 17/08 (terça-feira);
Núcleo Serrinha: Aula 01: 19/08 (quinta-feira); 
Núcleo Ponta das Canas: Aula 01: 24/08 (terça-feira);
Núcleo Morro do Horácio: Aula 01: 26/08 (terça-feira);

 

Comente com o Facebook