- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura intensifica obras da Praça Santos Dumont, na Trindade


As obras de revitalização da Praça Santos Dumont, na Trindade, executadas através do Programa Praça Viva da Prefeitura de Florianópolis, entraram em nova fase, que promete agilizar o andamento dos trabalhos. A partir de agora, a Secretaria de Infraestrutura vai intensificar a repaginação da pavimentação das calçadas internas, que corresponde ao principal serviço a ser realizado. Com isso teremos a definição dos espaços projetados para o playground, academia e demais áreas de convivência. Em paralelo será feita a execução de um novo sistema de iluminação, liderada pela Prefeitura por meio da Cosip e realizada pelo Consórcio SQE Luz, formado pelas empresas ENGIE e Quantum Engenharia. 

Continua após o anúncio

Na manhã desta segunda-feira (26), foi executada principalmente a base de concreto armado da área de 450 metros quadrados projetada para ser a mais nobre da praça, reservada à realização de feiras e festas populares, bem em frente da Igreja Matriz da Paróquia da Santíssima Trindade. Posteriormente, ela receberá piso de placas de concreto liso. O serviço realizado corresponde à primeira concretagem de calçada da praça e, após o corte de algumas árvores pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), nova frente desse trabalho vai acontecer dali em direção à Rua Lauro Linhares. 

De acordo com o projeto elaborado, a praça terá nova pavimentação nos acessos internos, de melhor qualidade. Na remodelação, os caminhos, rampas, escadarias e patamares (desníveis) serão adequados às normas de acessibilidade e mobilidade e, portanto, com piso tátil onde for preciso.  A maior parte será de concreto alisado, ligando todos os acessos, mas haverá áreas em paver (blocos de concreto intertravados). 

Continua após o anuncio

O novo sistema de iluminação da praça terá 48 postes em compósito, novo circuito subterrâneo de rede elétrica, 56 luminárias tipo LED (mais econômicas) de 54/150W e 15 projetores de alto rendimento com lâmpadas multivapor metálico 400W. E vale destacar que por orientação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) serão conservadas as luminárias da década de 1990 da praça que, por sua vez, foi criada nos anos de 1970. Os postes com estas luminárias serão apenas realocados. 

Serviços realizados

Continua após o anúncio

Desde que foram iniciadas as obras, no final de março, a Secretaria de Infraestrutura fez a limpeza da área; o fechamento da parte interna da praça com tapumes (a área externa, da calçada, não foi isolada para facilitar a circulação das pessoas); a remoção de equipamentos como o playground e a academia de ginástica, bem como do piso existente, e o levantamento topográfico. 

No momento, a Secretaria de Infraestrutura também realiza serviços de regularização e preparação do terreno com muros de contenção, enquanto a Floram executa as devidas podas de árvores, algumas com raízes expostas de tão senis. 

A maior praça do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que fica entre a Rua Lauro Linhares, a Rua Desembargador Vítor Lima e a Travessa São Lourenço de Brindes, compõe o conjunto histórico da Igrejinha da UFSC e por isso encontra-se em área de preservação cultural. Portanto, é bastante frequentada, além de conhecida por ser palco de atividades comunitárias e manifestações típicas da cultura açoriana como a Festa do Divino Espírito Santo. 

A primeira grande revitalização da Praça Santos Dumont, que tem 8.377 metros quadrados de área total, visa valorizar ainda mais a região, e tende a agradar o público. O projeto urbano e paisagístico, contratado pela Dimas Empreendimentos Imobiliários Ltda. e aprovado pelo Ipuf, é rico em detalhes como a escolha por piso com acessibilidade em vez de areia para os menores de 12 anos portadores de necessidades especiais poderem alcançar os brinquedos também pensados neles. Isso, no parque infantil que terá cerca do tipo convencional. 

No mais, as obras consistem na execução de paisagismo com o plantio de espécies como Quaresmeira, Jacarandá e Ipê da Praia, e de arbustos e gramas. Além de realocação da academia de ginástica; da instalação do playground, de mobiliário urbano como bancos (alguns com encosto e assentos de madeira) e mesas, inclusive para jogos, de concreto, de bicicletário e de lixeiras, e da qualificação dos pontos de táxi e ônibus.

As obras estão sendo executadas pela empreiteira Satélite Construções e Engenharia Eirelli – EPP, e têm prazo de conclusão de oito meses.


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais